É certo que os jogos estão cada vez mais modernos e realistas, com comandos de voz e até sensores de movimento. Contudo, nada se compara à experiência de voltar aos clássicos do 8-bits do NES — Nintendinho para os fãs mais próximos — e relembrar uma era em que os videogames mais simples garantiam — e muito — a diversão da época. Se você é de uma geração que não vivenciou a época do NES, essa pode ser uma oportunidade para descobrir o console que mudou o cena dos games.

O console foi lançado em 1983 e era a grande aposta da Nintendo para entrar no mercado de videogames. O NES foi — e ainda é — um sucesso mundial, com aproximadamente 61 milhões de consoles vendidos. Apesar de a relíquia não ser facilmente encontrada nos dias de hoje, os emuladores para computador permitem que os amantes de jogos possam matar a saudade.

publicidade

Separamos aqui, os 11 melhores emuladores de NES para PC, para que você possa relembrar (ou conhecer) os jogos clássicos dos anos 80. Confira a lista. 

1. Mesen

mesen_532873_full.jpg
“Streemerz” sendo emulado pelo Mesen. Foto: Reprodução/Mesen

O Mesen é o mais preciso entre os emuladores de NES, já que suporta praticamente todos os jogos licenciados que já foram publicados para o console.

publicidade

O emulador dispõe de um painel de equalizador de áudio, um localizador de códigos (para os apelões), uma grande variedade de filtros e um sistema de overlock para evitar quedas de FPS.

O Mesen também é ótimo para youtubers, pois traz gravador de som e vídeo para capturar a gameplay, além de um reprodutor de vídeo para assistir os replays. Também é possível jogar online por conta do Netplay.

publicidade

Acesse o site do Mesen para baixar

2. VirtualNES

maxresdefault43ef7fdae925215c.jpg
“Captain Tsubasa III” sendo emulado pelo VirtualNes. Foto: Reprodução/VirtualNes

Direto do Japão, o VirtualNes é relativamente novo, mas vem conquistando cada vez mais os amantes do NES.

publicidade

O emulador, que já conta com versões em inglês e japonês, possui um display retrô e nostálgico. Ele dispõe ainda do Netplay (para jogar online), quatro controladores de FPS, painel inteiro dedicado a códigos e atalhos nas teclas para todas as funções.

Apesar de rodar em praticamente em qualquer PC, é necessário que você tenha a versão mais recente do DirectX.

Acesse o site VirtualNES para baixar 

3. Nestopia

nestopia-screenshot.jpg
“Megaman” sendo emulado pelo Nestopia. Foto: Reprodução/Nestopia

O Nestopia — que roda no Windows, Mac e Linux — bem como os melhores emuladores de NES, suporta o Netplay para o modo multiplayer online.

Ele também possui save automático, painel de códigos e um gravador de músicas para você documentar as trilhas sonoras dos jogos clássicos.

Acesse o site 0ldsk00l para baixar o Nestopia

4. RetroArch

“Super Mario Bros” sendo emulado pelo RetroArch. Foto: Reprodução/RetroArch

Muito conhecido pela comunidade gamer, o RetroArch certamente está entre os destaques da lista.

Além do modo Netplay, o RetroArch oferece suporte para você streamar diretamente da Twitch ou do YouTube.

Ao tratar de configuração, o emulador permite mudanças na latência do jogo, na calibração de vídeo e diversos outros recursos para você personalizar sua gameplay. Ele também conta com um reprodutor multimídia embutido, e roda em computadores Windows, Mac e Linux.

Acesse o site do RetroArch para baixar

5. Jnes

metroid.jpg
“Metroid” sendo emulado pelo Jnes. Foto: Reprodução/Jnes

Ao contrário da maioria dos emuladores que utlizam o Netplay para jogos multiplayers, o Jnes oferece o Kailera.

Apesar das opções de configurações de áudio serem mais modestas, ainda existe uma opção de vídeo que suporta a resolução do seu monitor, além da interface do emulador ser moderna e os painéis bem intuitivos.

Acesse o site Jnes para baixar

6. BizHawk

nes-emulator03683941115.jpg
“Metal Fighter” sendo emulado pelo BizHawk. Foto: Reprodução/BizHawk

O que o BizHawk tem de simplicidade, tem de eficiência. Apesar do emulador trazer uma aparência modesta, é repleto de ferramentas úteis.

O diferencial está na ferramenta para suportar Speedruns, modo que acelera a jogabilidade para que o player consiga “zerar” o jogo em um tempo mais curto.

Acesse o perfil do GitHub para baixar o BizHawk

7. FCEUX

ninja-gaiden.jpg
“Ninja Gaiden II” sendo emulado pelo FCEUX. Foto: Reprodução/FCEUX

Se alguém quiser jogar online por esse emulador, vai ter de voltar à velha guarda e entrar em um lobby por meio do IP, número de porta, senha etc.

O FCEUX possui modo para acelerar os jogos e há um recurso de disparo automático para jogos que exigem precisão na pontaria.

O emulador também conta com códigos e reprodutor de vídeo.

Acesse o site Tasvideo para baixar o FCEUX

8. Nintendulator

nintendulator-screenshot.jpg
Display do emulador Nintendulator. Foto: Reprodução/Nintendulator

O emulador que, inicialmente começou como um testador de códigos do NES, permite conectar dois controles pelas portas USB.

Também conta com gravador de gameplay, configurações padrões de áudio e vídeo e suporte para códigos.

O Nintedulator suporta os seguintes formatos de ROMs: .NES, UNIF, FDS (formato fwNES) e NSF.

Visite o site qmtpro para baixar o Nintendulator

9. higan

maxresdefault-1.jpg
“Galaxy 5000” sendo emulado pelo higan. Foto: Reprodução/higan

O emulador de NES para Windows 10 é rápido e preciso na execução dos jogos. Após baixá-lo, será necessária uma configuração rápida (de 10 segundos) para que o sistema comece a rodar.

O diferencial do emulador higan está no suporte a outros consoles, não apenas da Nintendo. Com ele, é possível jogar títulos do Master System, Game Gear, Mega Drive, além da família dos consoles de Fusajiro Yamauchi, é claro. 

Acesse o site byuu para baixar o higan

10. Nemulator

ezgif-4-a6b655f525cf.jpg
“Punch Out” sendo emulado pelo Nemulator. Foto: Reprodução/Nemulator

Você quer um emulador simples, apenas para baixar e jogar? O Nemulator pode ser a solução.

Por não trazer um menu de opções ou painéis, será necessário que o jogador aprenda atalhos no teclado para configurações internas.

Para baixar, acesse o site Nemulator

11. Dolphin

elkxcp9fjhz21.png
“Animal Crossing” sendo emulado Dolphin. Foto: Reprodução/Dolphin

O último da lista é conhecido pelos amantes de emulação. Apesar de ser projetado inicialmente para emular Wii e GameCube, as versões mais recentes ofereceram suporte ao NES.

O Dolphin oferece compatibilidade com a maioria dos jogos NES e roda em todas as principais plataformas: Windows, Mac e Linux.

Acesse o site do Dolphin (em português) para baixar

Via: Emulator Club