O combate às fake news tem sido uma preocupação constante das plataformas sociais. Agora, o WhatsApp ganhou um recurso contra elas: trata-se de um sistema de busca integrado que ajuda a verificar a veracidade de mensagens.

Com ele, mensagens encaminhadas com frequência vão receber o ícone de uma lupa. Quando o usuário clicar nela, o conteúdo da mensagem será usado para fazer uma busca no Google.

publicidade

Segundo o WhatsApp o conteúdo da mensagem é enviado diretamente ao navegador e não passa por seus servidores. A ferramenta já está disponível no Brasil nas versões mais recentes do app para Android e iOS, bem como no WhatsApp Web e na versão Desktop.

Em abril, o aplicativo passou a limitar o envio de mensagens com muitos encaminhamentos a uma pessoa por vez. Segundo a empresa, a medida foi bem-sucedida: globalmente houve redução de 70% no reencaminhamento desse tipo de mensagem.

Outra medida importante foi uma parceria com a Organização Mundial da Saúde, a OMS, para desenvolver um robô com informações confiáveis sobre a covid-19. Além dessas ações, a plataforma publicou uma cartilha que ensina a identificar fake news e evitar que elas se espalhem.