E ela saiu do chão pela primeira vez: a Starship decolou ontem, às 20h35 pelo horário de Brasília, da base da SpaceX em Boca Chica, no Texas, para seu salto de 150 metros de altura. O veículo usado foi o protótipo SN5. Depois do salto, ele estendeu os pés e pousou verticalmente a poucos metros do local da decolagem.

A versão final da Starship terá seis propulsores Raptor. Isso é suficiente para decolar da Lua ou de Marte. Para lançamentos da Terra será impulsionada pelo foguete Falcon Super Heavy que terá 31 propulsores Raptor, o que faz dele o foguete mais poderoso já construído.

O voo da SN5 foi o primeiro sucesso em um programa de desenvolvimento marcado por muitos acidentes. O primeiro protótipo, o MK1, explodiu durante um teste de pressurização. O segundo, SN1, foi destruído em um teste de pressurização em fevereiro.

O SN2 passou nos testes, mas não foi usado em nenhum voo. O SN3 implodiu durante um teste de resistência e o SN4 passou nos testes de pressurização, mas explodiu em razão de um vazamento de combustível. Agora, a SpaceX deve fazer uma série de outros saltos antes de tentar um voo de grande altitude, que pode chegar a 20 quilômetros.