Quem já viu “Os Jetsons”, deve lembrar dos carros voadores do desenho animado. Agora, o estado americano de New Hampshire, aprovou uma lei que autoriza veículos desse tipo a circularem em vias públicas. O documento impede que os automóveis sobrevoem ruas e estradas, mas permite que eles operem como automóveis tradicionais.

Ou seja, os condutores de carros voadores poderão dirigir até aeroportos e levantar voo de lá. O texto estabelece, ainda, que uma comissão deve avaliar os veículos que futuramente poderão circular no espaço público aéreo, e consolida regras de registros, inspeções e acidentes.

As normas seguem a estrutura regulatória da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos. Para operar no país, todos os anos as aeronaves precisam passar por inspeções e os pilotos, por exames. Da mesma forma, carros voadores terão de ser submetidos a inspeções anuais e motoristas a passar por exames médicos periódicos.

A expectativa é que a lei seja precursora de diretrizes nacionais que levem à consolidação da modalidade. Vale lembrar que algumas empresas já apresentaram protótipos de carros voadores, mas até agora nenhuma solução foi testada como parte de um sistema de mobilidade aérea.