EnglishPortugueseSpanish

Nova técnica vai permitir impressão 3D com mais de um material

Redação 6 de agosto de 2020
publicidade

Uma nova técnica desenvolvida por cientistas da Universidade de Columbia, em Nova York, permite imprimir objetos em 3D a laser com diferentes tipos de materiais. Além disso, o objeto pode ser observado de fora, o que não é possível quando apenas um material é usado.

Com a técnica, a adição de outros materiais é possível a partir do uso do laser por baixo da camada de vidro onde o primeiro material deve estar. Uma plataforma plana é colocada sobre o vidro e prensada pelo laser por baixo. Em seguida, o material em pó é fundido. Quando a plataforma é levantada, ela gruda no laser, onde é coberta por outra placa de vidro com material diferente.

publicidade

Assim, um único objeto é produzido com duas substâncias distintas. Como há a introdução do pó diversas vezes durante o processo, é possível ver a forma que o objeto está tomando.

De acordo com Hod Lipson, o professor que liderou a pesquisa, a técnica também pode ser considerada inovadora quando pensada do ponto de vista do que pode ser produzido. Entram na lista componentes de robôs ou eletromecânicos, e até materiais para revestimento de superfícies.