No último sábado (8), o dia virou noite na Ilha da Sumatra, na Indonésia. Isso porque o vulcão Sinabung entrou em erupção, gerando uma nuvem gigante de cinzas com cinco quilômetros de altura. O fenômeno aconteceu pela manhã, no horário local, assustando os moradores por conta do forte barulho.

publicidade

O som foi descrito por um morador como “um trovão, durando menos de 30 segundos”. Além disso, causou apreensão pelo risco de a lava ser expelida e causar destruição na ilha. Porém, até agora, não foram relatados incidentes decorrentes da erupção e, segundo um porta-voz, a autoridade de aviação civil mantém os voos operando na região.

A agência de vulcanologia da Indonésia alertou os moradores para que se mantenham a pelo menos três quilômetros de distância do vulcão e utilizem máscaras para minimizar possíveis efeitos das cinzas, que cobriram as ruas e as plantações.

publicidade

O vulcão Sinaburg permaneceu inativo por séculos, até que voltou a registrar uma erupção em agosto de 2010. O monte possui 2.460 metros de altura e, desde que voltou a apresentar atividade, já registrou quatro erupções, incluindo a do último fim de semana. Em 2010, a erupção levantou uma nuvem de 1,5 km de altura e expeliu lava; em 2013, houve lançamento de lava, pedras e cinzas; e em 2019, foi gerada uma coluna de cinzas de sete mil metros de altura.

publicidade

Vulcões de Vênus

A Terra não é o único planeta do sistema solar com vulcões. Sob sua atmosfera extremamente espessa, o planeta Vênus é escaldante, com grande parte de sua superfície moldada por atividade vulcânica. Pela primeira vez, geólogos conseguiram evidências para afirmar se o planeta ainda é vulcanicamente ativo.

Vênus tem muitas características vulcânicas em sua superfície, como planícies, coronas e cúpulas vulcânicas amplas e escudos montanhosos de vulcões. Uma equipe liderada pela geofísica Anna Gülcher, da ETH Zürich, na Suíça, usaram simulações para entender as formações e o crescimento das coronas. Com isso, determinaram que as características observadas em Vênus são jovens. Em outras palavras, o planeta está longe de ser vulcanicamente extinto.

publicidade

Via: Uol