O Google anunciou melhorias para desenvolvedores na versão Android 11 do Android TV, sistema operacional específico para Smart TVs e dispositivos de streaming. Dentre os avanços na aplicação estão novas funcionalidades para facilitar a digitação, modo automático de baixa latência, avanços na biblioteca Leanback, emulador com suporte para Play Store, ações com código PIN e o lançamento do Google Play Instant.

Na ocasião, o Google também destacou números relacionados ao Android TV, que apresentou crescimento de 80% dos usuários ativos mensais em um ano, isto porque sete das dez principais OEMs (Original Equipment Manufacturer) de TVs inteligentes do mundo aderiram ao sistema. Atualmente, 160 operadoras de TV também já optaram pelo Android TV.

publicidade

Digitação

A mais nova atualização do sistema para Smart TVs apresenta novos recursos e layout repaginado no Gboard TV, o teclado da Google TV. Como a função por controle remoto não foi pensada para rápida digitação, foi preciso disponibilizar novas funcionalidades neste sentido, com a melhoria do uso da fala para texto e da digitação preditiva. Isso deve facilitar a entrada de dados em pesquisas.

Baixa latência

Esta função beneficiará os usuários que utilizam a TV para jogos ou videoconferências. O modo de baixa latência automática vai permitir desativar pós-processamento na TV e diminuir a latência sempre que um aplicativo for mostrado em tela cheia. Esta atualização preza pelo pleno funcionamento do aplicativo muito mais do que pelos gráficos.

publicidade

Biblioteca Leanback

Já na Biblioteca Leanback, as atualizações estão concentradas na melhor visualização e navegação. A partir de agora, ficou mais fácil explorar a guia superior, paginação (por título de mídia) e bases de códigos compartilhadas em dispositivos móveis e TV.

Emulador com suporte à Play Store

Funcionalidade tem como alvo os desenvolvedores do Android TV, visto que a atualização oferece um emulador para o teste de produtos. Ou seja, não é necessário testar os serviços em um dispositivo real, até mesmo porque se tratando de TVs, isto seria complicado.

publicidade

Código PIN

Para facilitar o processo de compras de conteúdo dentro do Google Play, a atualização também traz a possibilidade dos usuários inserirem um PIN em vez de uma senha. A função deve deixar os procedimentos de compras mais rápidos.

Google Play Instant

Os Instant Apps Android já é um produto do Google. A aplicação permite que os usuários experimentem aplicativos sem os instalá-los de fato, não sendo necessária a desinstalação depois do fechamento do programa. Agora, a funcionalidade vai para o Android TV como Google Play Instant.

publicidade

O objetivo é não tomar espaço de memória nas TVs, que normalmente possuem pouca capacidade de armazenamento, mas permitir aos usuários testarem aplicativos de forma rápida e sem instalação.

Vale lembrar que a maioria destes recursos também será disponibilizada para versões mais antigas do Android TV (9 e 10).

Fonte: XDA Developers