Apesar de liderar o ranking das 10 melhores linguagens de programação de 2020 pela IEEE Spectrum, o mercado para especialistas da linguagem Python parece ter perdido um pouco o fôlego com a pandemia do coronavírus. De acordo com a plataforma de contratação de desenvolvedores online HackerRank, as entrevistas de emprego para programadores Python caiu 27% desde 1º de março.

O resultado negativo surpreende já que os cientistas de dados têm preferido Python a outras linguagens como Java e PHP. Além disso, ela é frequentemente utilizada em domínios de alto nível (como o machine learning) e é bastante procurada por estudantes de linguagem de programação.

publicidade

A queda, no entanto, contrasta com resultados positivos do setor. Entrevistas para desenvolvedores de aplicativos móveis e da web aumentaram 61% desde o início da pandemia, sugerindo que outras linguagens de programação possam estar emergindo. Além disso, a procura por estagiários no campo de TI aumentou consideravelmente, com crescimento de 2.235% de entrevistas.

“Todas as empresas que esperam sair desta pandemia foram forçadas a criar ou melhorar sua presença online, ou arriscam perder uma onda sem precedentes de novos usuários”, disse o CEO da HackerRank, Vivek Ravisankar.

publicidade

TI sofre com pandemia

Apesar da ascensão positiva de alguns segmentos da linguagem de programação durante a pandemia, quando comparados aos números do ano passado, observa-se uma queda brutal.

Dados do site de recrutamento americano Indeed apontam que novas publicações de vagas para cientistas de dados em julho caíram 43%, quando comparadas ao mesmo mês do ano passado. Já as oportunidades para setor de TI sofreram queda de 36% desde o começo de 2020, ultrapassando o déficit das ofertas gerais de trabalho, que despencaram em 21% no ano.

publicidade

É certo que alguns resultados positivos do segmento de programação durante a pandemia não devem causar euforia ao setor, que enfrenta dificuldades com a chegada da Covid-19. Para Ravisankar, os dados são confusos na melhor das hipóteses e inúteis tendo em vista as circunstâncias particulares vivenciadas pelo mundo.

Via: ZDNet

publicidade