A fabricante chinesa ZTE anunciou que irá lançar em 1º de setembro o “primeiro smartphone com câmera sob a tela” no mundo. O aparelho, chamado Axon 20 5G, terá uma tela OLED de 6,92″ com resolução de 2.460 x 1.080 pixels, que se destaca por não ter nenhum notch ou buraco para uma câmera frontal.

A câmera fica debaixo da tela. Quando ela é ativada, uma pequena área do display é desligada e se torna transparente, deixando a luz ambiente passar e chegar ao sensor. Não é algo muito diferente do método usado pelos sensores ópticos de impressão digital instalados sob a tela de vários smartphones já disponíveis no mercado. O principal desafio é que a resolução do sensor de uma câmera para selfies é muito mais alta, o que exige que mais luz atravesse a tela e maior nitidez na imagem.

Segundo a ZTE, “todos os grandes fabricantes” estão trabalhando na tecnologia. De fato, no passado já vimos demonstrações feitas pela Xiaomi e Oppo, e a chinesa Vivo apresentou em fevereiro o Apex 2020, smartphone conceito que tem uma câmera para selfies sob a tela, mas que não será lançado no mercado.

Em julho a Visionox, fabricante chinesa de telas, afirmou que seus novos painéis OLED preparados para uma câmera sob a tela estavam “prontos para produção em massa”, e que empresas como a Xiaomi e Huawei já haviam recebido protótipos. Não sabemos se o Axon 20 5G usará as telas da Visionox, mas data a proximidade dos anúncios, é provável.

publicidade

Segundo vazamentos, o Axon 20 5G terá uma câmera frontal com sensor de 32 MP, duas câmeras traseiras com sensores de 64 e 8 MP, 12 GB de RAM, processador que chega a 2,4 GHz, e bateria de 4.120 mAh.

Fonte: Engadget