Quando usamos o celular no dia a dia, é comum querer armazenar arquivos importantes e particulares, aos quais mais ninguém deve ter acesso. E o Android deixa um pouco a desejar quando o tema é a proteção de arquivos: ele não tem uma função específica ou eficaz para a tarefa.

Felizmente, um programa desenvolvido pelo próprio Google tem uma função que permite proteger arquivos com um código PIN. É o “Files do Goggle”. Por enquanto, o recurso só está disponível na versão beta. Por estar em desenvolvimento, a função ainda pode apresentar bugs e até ter seu modo de funcionamento modificado com futuras atualizações.

Neste tutorial, você vai ver como ter arquivos protegidos por senha no celular com o “Files do Goggle” e como obter a versão beta da ferramenta.

Como proteger arquivos com senha usando o “Files do Google”

publicidade

Inserir um arquivo na pasta segura do “Files do Google” é bem simples, mas é necessário fazer uma pequena configuração antes. Confira:

  1. Acesse a Google Play e faça o download do Files do Google.

  2. Em seguida, em vez de abrir o aplicativo, ainda na Google Play, toque em “Participar” logo abaixo de “Participar do programa beta”. Na mensagem que aparecer, também toque em “Participar”.

  3. Aguarde alguns minutos até que o pedido para participar do programa seja aceito. É comum que a Google Play trave nessa tela e, nesse caso, pode ser necessário fechar e abrir a loja algumas vezes.

  4. Quando o pedido for aceito e você tiver a versão beta do programa instalada, abra-o normalmente. Então, clique em “Continuar” e conceda permissão para que o “Files do Google” tenha acesso a seus arquivos.

  5. Agora, toque em “Procurar”, deslize a tela para baixo e clique no cadeado existente acima de “Pasta segura”.

  6. Defina um código PIN para proteger a pasta. Aqui, não apresentamos a captura de tela porque o aplicativo tem um mecanismo de proteção.

Pronto! Agora você já habilitou e configurou a pasta segura no “Files do Google”. Chegou a hora de guardar seus arquivos nela. Veja como:

  1. Abra o “Files do Google” normalmente e vá à guia “Procurar”.

  2. Selecione a categoria desejada e o arquivo que será colocado na pasta segura. Para isso, toque e segure.

  3. Toque no botão representado por “três pontos” e escolha a opção “Mover para a pasta segura”.

  4. Digite o código PIN e aguarde que o processo seja concluído.

Agora, os arquivos que estão na “Pasta segura” não devem aparecer em gerenciadores de arquivos convencionais. Assim, apenas quem tiver o código PIN da pasta segura conseguirá acessá-los.