A empresa de inteligência artificial Cerebras Systems anunciou durante a conferência Hot Chips 2020, que neste ano foi realizada virtualmente, o maior chip do mundo. A segunda versão do Wafer Scale Engine (WSE) tem nada menos de 850 mil núcleos otimizados para IA, produzidos no processo de 7 nm da TSMC, que fabrica chips para a Apple, usando 2,6 trilhões de transistores.

A Cerebras chamada seus chips de “Wafer Scale Engine” porque eles ocupam quase toda a área de um wafer, os discos de sílício de onde, normalmente, são produzidos dezenas ou centenas de chips. Além dos núcleos o WSE 2 contém RAM (a quantidade não foi informada, mas uma versão anterior do WSE tinha 18 GB) e um sistema de interconexão para que os núcleos possam se comunicar e trabalhar como um só.

Reprodução

Um wafer de silício, onde cada “retângulo” visível é um processador. No chip da Cerebras, toda a área é um único chip. Foto: Rafael Rigues

publicidade

Para fim de comparação, o WSE 2 ocupa uma área de 46.255 mm2. A maior GPU do mundo, a Nvidia A100, ocupa 826 mm2 e tem 54,6 bilhões de transistores. A Cerebras afirma que seu chip “já está funcionando em laboratório”, e que revelará mais detalhes “nos próximos meses”.

Fonte: TechSpot