Os códigos QR são uma forma bem fácil de compartilhar dados através de uma imagem, que pode ser escaneada com a câmera do celular. Por sua vez, felizmente, cada vez mais os aplicativos estão implementando novos meios para que eles possam ser utilizados, como o WhatsApp, que permite adicionar contatos com eles.

Nesta semana, o Instagram, que já tinha uma função destas, reformulou um pouco a forma de como funcionam os códigos QR de sua plataforma para permitir que outros aplicativos sejam capazes de realizar a sua leitura. A seguir, veja como encontrar o seu código QR do Instagram para que pessoas possam te adicionar através dele.

publicidade

Como encontrar o seu código QR do Instagram pelo celular

O processo para encontrar o seu código QR do Instagram no celular é bem simples, sendo que pelo mesmo menu, você pode até mesmo escanear novos códigos para adicionar pessoas. Confira:

1. Acesse a Google Play ou a App Store e atualize o aplicativo do Instagram para a sua última versão;

publicidade

2. Abra o aplicativo normalmente e toque no ícone de seu avatar na parte inferior da tela;

Reprodução

publicidade

3. Agora, toque no botão representado por “três linhas” e vá em “Código QR”;

Reprodução

publicidade

4. Veja o seu código e, caso deseje, toque no botão da parte superior da tela e no fundo da imagem para personalizá-lo. Quando estiver pronto, toque no botão de “compartilhar” para enviá-lo em outros aplicativos e redes sociais.

Reprodução

Assim como foi informado acima, na tela da última etapa vista no passo a passo acima, você pode usar a opção “Ler código QR” para adicionar alguém desta forma.

Reprodução

Como encontrar o seu código QR do Instagram pelo PC

No computador, ao acessar o Instagram pelo navegador, você tem uma série de limitações em relação a recursos. Ainda assim, apesar de não permitir “escanear” um código para adicionar alguém, você ainda consegue visualizar e baixar o seu código QR para compartilhá-lo com outras pessoas. Veja:

1. Acesse o site oficial do Instagram no computador e realize o login em sua conta normalmente;

2. Clique no avatar de sua conta;

Reprodução

3. No menu aberto, vá em “Perfil”;

Reprodução

4. Agora, ao lado de “Editar perfil”, clique no ícone representado por uma “engrenagem”;

Reprodução

5. Clique em “Tag de nome”;

Reprodução

6. Personalize a tag como desejar e clique em “Baixar a tag de nome” para fazer o seu download e poder postá-la em outras redes sociais ou até mesmo imprimi-la.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como obter o código QR do seu perfil do Instagram para que pessoas possam te adicionar de forma mais fácil.