Dez localidades na cidade de Limeira (SP), como o Paço Municipal e as praças Toledo Barros e Coronel Flamínio, receberam links dedicados de internet wi-fi de 1 Gbps. O projeto, que não gerou custos para a prefeitura, foi realizado pela Hostfiber, em parceria com o Facebook.

A população da cidade, que tem cerca de 306 mil habitantes e fica a 143 quilômetro da capital, poderá utilizar gratuitamente a conexão – basta localizar a rede sem fio “Conecta Limeira” e fornecer o número do CPF.

publicidade

A Hostfiber disponibiliza os links de internet  em fibra óptica, bem como os equipamentos e serviços de instalação e manutenção. Como contrapartida, a administração municipal ofereceu à empresa o direito de explorar espaços publicitários em locais específicos da cidade. 

“Esse é um projeto de grande relevância especialmente para as classes mais carentes. O objetivo é disponibilizar cobertura de internet em alta velocidade gratuita em locais públicos, para que as pessoas tenham acesso a entretenimento, informações e conhecimento”, afirma o CEO da HostFiber, Marcelo Safatle.

publicidade

A empresa já está em contato com prefeituras de outras cidades para expandir o projeto. A meta de cobertura é de 100 cidades no estado de São Paulo. A iniciativa usará a plataforma Express Wi-Fi do Facebook para garantir a robustez e escalabilidade. “A conectividade permite a construção de comunidades e gera mais oportunidades para cidadãos e negócios locais”, afirma Tarcísio Ribeiro, diretor de Desenvolvimento de Negócios Internacionais e Parcerias com Operadoras para a América Latina do Facebook.