EnglishPortugueseSpanish

Em março deste ano, o Google removeu o aplicativo AnTuTu da Play Store. Como toda plataforma de benchmarking, o AnTuTu permitia que os usuários testassem e comparassem o desempenho de seus dispositivos. Agora, com o desaparecimento do app real e com a alta demanda por ferramentas como essa, surgiram diversas plataformas falsas para enganar os usuários desavisados. 

Com uma simples busca pelas palavras “AnTuTu” e “benchmark” na Play Store, é possível encontrar uma série de aplicativos utilizando o nome e o design do original AnTuTu para fazer com que usuários desavisados acreditem que se trata de novas versões do app que foi removido oficialmente.

publicidade

Reprodução

Os resultados de uma breve pesquisa do termo “AnTuTu” na Play Store. Imagem: Android Police

Não é possível saber se o Google está permitindo que essas plataformas falsas permaneçam na Play Store porque não estão violando as políticas da empresa ou se é porque ainda não foram notados pela equipe que cuida da loja virtual.

Vale lembrar que, em 2018, quando surgiram diversas cópias de Fortnite na Play Store, o Google logo tratou de retirá-las do ar.

O problema do Google com o AnTuTu é, na verdade, sua empresa desenvolvedora, a chinesa Cheetah Mobile, por conta da crescente guerra comercial travada entre Estados Unidos e China.

Se você ainda quer ter acesso ao AnTuTu de verdade, existem duas alternativas: acessar a plataforma por meio do site ou baixá-lo pelo APK Mirror, uma alternativa à Play Store que disponibiliza aplicativos e suas atualizações – mesmo os já banidos pelo Google – gratuitamente com a assinatura do desenvolvedor.

Via: Android Police