O fundador da Microsoft, Bill Gates, declarou em entrevista ao podcast do ator norte-americano Dax Shepard que grandes empresas de tecnologia ‘merecem’ passar por questionamentos de autoridades governamentais.

O executivo se referia especificamente à audiência de 29 de julho do Comitê Judiciário da Câmara dos Estados Unidos, em que deputados norte-americanos questionaram os diretores da Apple, Google, Facebook e Amazon sobre a atividade das companhias no âmbito de uma investigação acerca de supostas práticas anticompetitivas.

publicidade

“Se você tem tanto sucesso quanto eu ou qualquer uma dessas pessoas, você merece perguntas rudes, injustas e difíceis. O governo merece questionar você. Esse tipo de situação vem com o supersucesso”, afirmou Gates ao podcast, que foi publicado nesta quinta-feira (20).

O empresário também comentou que demorou para se acostumar com a popularidade resultante de sua liderança na Microsoft. “Foi uma loucura, porque eu era nerd e pouco sociável. Então ser lançado nesse reino de ‘o que ele diz sobre isso, o que ele diz sobre aquilo […] foi tipo, uau, o que aconteceu?.” afirmou

publicidade

O bilionário ainda aproveitou a entrevista para elogiar o cofundador da Apple, Steve Jobs. Segundo ele, o falecido executivo da empresa do iPhone foi um “gênio” ao recuperar a companhia, que esteve à beira da falência em 1997. Gates ressaltou o carisma de Jobs e o classificou como um “feiticeiro” capaz de motivar as pessoas.

“Ninguém mais poderia fazer o que ele fez lá. Eu não poderia ter feito isso. Eu era um mago menor, então não podia cair em seu feitiço, mas podia vê-lo lançando o feitiço. Eu tinha tanto ciúme.”, brincou o empresário.

publicidade

Covid-19

Neste mês, em entrevista à revista Wired, Bill Gates destacou que a pandemia da Covid-19 deve acabar, “para os ricos”, até o fim do ano que vem, enquanto o resto do mundo deverá esperar até os últimos meses de 2022 até se verem livres do novo coronavírus. O empresário fez duras críticas à infraestrutura de exames de diagnósticos dos Estados Unidos e disse que os testes produzidos no país são “completamente lixo, um desperdício”.

O bilionário, que já doou cerca de R$ 750 milhões para o combate à Covid-19, patrocina o desenvolvimento de várias soluções candidatas à vacina do novo coronavírus. Em artigo publicado recentemente em seu blog, no entanto, Gates ressaltou que a “mudança climática pode ser um evento pior que a pandemia“. O texto chama atenção sobre a necessidade de ampliar esforços para reduzir emissões de gases estufas.

publicidade

Via: The Verge