Em centenas de milhões de anos, uma gama de criaturas sinistras (e fantásticas) passou pela Terra. Agora, com a ajuda do Google, algumas delas podem ser vistas de perto pela tela do celular, mesmo estando extintas há eras.  

Em parceria com o Museu de História Natual de Londres e com o Darwin Museum de Moscou, a gigante das buscas desenvolveu projeções em 3D de algumas ciraturas pré-históricas. Uma das mais interessantes é o Cambropachycope, um crustáceo marinho que é dono dos olhos mais antigos de que se tem registro (não dois, mas muitos olhos).

publicidade

Por meio da tecnologia de realidade aumentada (AR), é possível observá-lo em detalhes pela câmera do smartphone, quase como se ele ainda estivesse vivo em 2020.

O pacote de criaturas inclui outros animais bem simpáticos como o aegirocassis, um animal marinho de 480 milhões de anos; Opabinia, criatura com cinco olhos que viveru na Terra há mais de 500 milhões de anos; e o esqueleto de uma baleia azul, o maior animal de todos os tempos. 

publicidade
Aegirocassis, invertebrado marinho com quase dois metros de comprimento. Imagem: Reprodução/Google

Artefatos históricos

Há quem se assuste com a aparência das criaturas pré-históricas. Para essas pessoas, o Google desenvolveu um pacote de artefatos históricos construídos pelas civilizações humanas ao longo da história. 

Nada de olhos, patas ou exoesqueletos. No pacote de objetos, os usuários podem dar uma olhada de perto no módulo de comando da Apollo 11, voo tripulado que levou o homem à Lua em 1969, bem como no traje espacial que foi utilizado na missão; nos autorretratos da mexicana Frida Kahlo; e na famosa pintura “O Beijo”, do austríaco Gustav Klimt. 

publicidade

É bem interessante também a escultura pré-Inca do “deus sorridente” Lanzón, datada de aproximadamente 500 anos a.C. 

Para matar a curiosidade pelas criaturas e objetos históricos, é preciso fazer download do aplicativo Google Arts & Culture, disponível para Android e iOS. O app oferece uma série de coleções em realidade aumentada, permitindo aos usuários visitar virtualmente desde pontos turísticos no passado, como a Torre Eiffel em 1900, até o Museu de Arte de São Paulo (Masp).

publicidade