A quarta temporada do segundo capítulo do jogo “Fortnite”, que será focada nos personagens da Marvel Comics, será lançada nesta quinta-feira (27) para todos os consoles e sistemas operacionais – menos nas plataformas da Apple. A desenvolvedora Epic Games explicou que os usuários do iOS ou macOS não só não poderão baixar os novos conteúdos como também perderão o multijogador cross-play com as outras plataformas.

O conflito entre as empresas teve início quando a Epic Games decidiu driblar as regras da App Store. Cansada de pagar comissão de 30% à Apple pelas vendas no aplicativo para iOS, a empresa ofereceu um meio de pagamento paralelo para a compra de V-Bucks, a moeda utilizada no game. A Apple não deixou barato. Além de remover o jogo de sua loja, chegou a ameaçar excluir a Epic de seu programa de desenvolvedores.  

Por causa da disputa, duas versões de “Fortnite” existirão a partir de amanhã: uma rodando no PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC e Android (com o novo conteúdo e a possibilidade de jogar partidas uns contra os outros) e outra desatualizada, nos dispositivos Apple que ainda possuem o game instalado – alguns dos quais estão sendo vendidos por uma fortuna.

publicidade

A quarta temporada trará mudanças significativas. Além das novas skins baseadas nos heróis da Marvel, os jogadores terão uma mudança no mapa, novos itens cosméticos e novas recompensas como parte da assinatura do Passe de Batalha.

A batalha agora é nos tribunais. Uma audiência está marcada para o dia 28 de setembro e pode suspender algumas das liminares que as empresas impuseram umas às outras. Se a Epic quiser trazer o “Fortnite” de volta para o iOS, terá que “cumprir as diretrizes da App Store”, de acordo com a Apple. Isso significa remover a opção de pagamento direto. “Teremos o prazer de receber o ‘Fortnite’ de volta no iOS”, disse a Apple em um comunicado, passando a batata quente para as mãos da Epic.

A desenvolvedora respondeu por meio do FAQ do jogo. “A proposta deles é um convite para a Epic entrar em conluio com a Apple para manter seu monopólio sobre os pagamentos no aplicativo no iOS, suprimindo a concorrência do mercado livre e inflando os preços. Por uma questão de princípio, não participaremos deste esquema”, devolveram os criadores de “Fortnite”. 

Via: The Verge