Uma patente registrada pela Sony busca facilitar o login de diferentes usuários no PlayStation. Em vez de solicitar informações de usuário e senha, a empresa sugere que a identificação dos jogadores passe a ser baseada no modo como eles seguram o controle.

A patente propõe um sistema capaz de reconhecer, em até 60 segundos, quem é a pessoa que está jogando. Para que isso seja possível, a Sony está desenvolvendo algoritmos que interpretam os dados obtidos pelo controle. Por meio de indicadores-chave, o sistema levará em conta algumas características bem sutis:  

  • Dependendo de sua altura, certo usuário pode ter a tendência de segurar o controle numa determinada posição vertical;
  • Alguns jogadores podem ter uma tendência maior do que outros para mover seus braços e mãos enquanto jogam;
  • O lado esquerdo do controle pode ficar sempre ligeiramente elevado em relação ao direito, ou vice-versa, a depender de quem o segura;
  • Pequenas variações nas leituras do acelerômetro e giroscópio podem indicar movimentos do controle característicos de determinado usuário
Modo de segurar o controle varia para cada jogador. Imagem: G-Stock Studio/Shutterstock

Funcionamento do sistema

Uma série de sensores presentes no controle será responsável por distinguir os indicadores. Durante o jogo, esses sensores serão utilizados para medir aspectos como aceleração, velocidade, orientação, movimento e até mesmo a duração precisa em que o jogador pressiona os botões.

Em seguida, o algoritmo vai calcular estatísticas resumidas para todos esses valores, associando a cada jogador um padrão específico de uso. 

publicidade

O sistema proposto pela Sony é inteligente o bastante para não ser enganado. Se o controle for passado de um jogador para outro após o login, a mudança será identificada. Isso porque o algoritmo de detecção será ativado várias vezes ao longo de um jogo, checando se o reconhecimento de usuário continua correto. 

Assim como qualquer patente, não há garantia de que o sistema de reconhecimento por algoritmo será de fato incorporado ao PlayStation. A única certeza é que a Sony está trabalhando neste projeto, mas não se sabe em qual nível de desenvolvimento ele se encontra.

Via: Ars Technica