Se você costuma acompanhar o mundo dos games, já deve saber que uma rixa entre a Apple e a Epic Games resultou na retirada de Fortnite da App Store na primeira quinzena de agosto. Com isso, “nasceu” um mercado informal de compra e venda de iPhones com o aplicativo já instalado. Mas parece que a coisa ficou ainda mais complicada graças a uma decisão da Apple que impede que o jogo seja atualizado.

A informação foi compartilhada pela Epic, desenvolvedora do battle royale. “A Apple está bloqueando atualizações e novas instalações na App Store e afirmou que irá impedir que possamos desenvolver o Fortnite para aparelhos Apple”, explicou a empresa em uma atualização publicada na seção de dúvidas do game. “Como resultado, a atualização recente, Capítulo 2 – Temporada 4 (v14.00) do Fortnite não será liberada para iOS e macOS em 27 de agosto”, concluiu o aviso.

publicidade

Desta forma, mesmo quem obtiver um iPhone com o jogo instalado estará em uma situação delicada, já que, em tese, poderá continuar jogando a versão 13.40 (Capítulo 2 – Temporada 3), mas não poderá disputar partidas com usuários de outras plataformas que estiverem com versões mais atuais, nem avançar no Passe de Batalha. Ou seja, a tendência é que o número de jogadores diminua com o tempo, até “bloquear” totalmente os usuários do iOS.

Apesar de o jogo também ter sido removido da Play Store, usuários do Android poderão continuar instalando e atualizando o battle royale normalmente utilizando a loja da Epic ou pela Galaxy Store, em aparelhos da Samsung compatíveis.

publicidade

Apple x Epic Games

A Epic havia anunciado um corte nos preços dos V-Bucks, moeda utilizada para comprar itens no jogo, e o benefício valia para todas as plataformas em que o jogo está disponível, com exceção das versões para smartphones, tanto na Google Play quanto na App Store. Os preços se mantiveram no patamar antigo para pagamentos feitos por meio dos apps.

Isso não chega a ferir as regras para distribuição na App Store. No entanto, quando a Epic disponibilizou um meio de pagamento mais barato, com 20% de desconto, a empresa infringiu o acordo de distribuição da plataforma.

publicidade

Acredita-se que a Epic tenha feito isso justamente para colocar mais pressão para que a Apple mude suas regras. Diante da popularidade do jogo, a companhia seria forçada a ceder um acordo mais amigável para a Epic para evitar a insatisfação de seus usuários.

Fonte: Ars Digital

publicidade