Pesquisadores do Wyss Institute de Harvard criaram, em conjunto com a Sony, um robô cirurgião do tamanho de uma bola de tênis e com peso inferior ao de uma moeda. A técnica utilizada para construir a máquina foi inspirada no origami. 

Camadas de um material são colocadas uma sobre as outras e fixadas. Em seguida, um laser corta essas camadas sobrepostas em padrões específicos que permitem que se forme uma estrutura tridimensional com movimentos.

Funcionamento

Foi criada uma forma de paralelogramo na estrutura principal e três atuadores lineares controlam os movimentos do robô. Um motor embaixo controla a subida e descida, um perpendicular à base rotaciona e um último na ponta da estrutura estende e retrai a ferramenta em uso. A técnica simplifica a produção em massa de peças pequenas e complexas que sempre serão necessárias nesse tipo de tecnologia.

Num teste de traço microscópico, onde deveria ser desenhada uma reta sobre os lados de um quadrado com 1mm de lado, o robô se mostrou 68% mais preciso do que uma ferramenta controlada diretamente por mãos humanas. Além disso, o robô obteve sucesso ao inserir uma agulha num olho e encontrar uma veia numa simulação de um procedimento, como também fez a punção de uma peça de silicone, que tinha apenas duas vezes a espessura de um fio de cabelo.

publicidade

Apesar dos avanços e das capacidades impressionantes, deve levar algum tempo para que o dispositivo esteja realizando procedimentos efetivamente. Mas os pesquisadores já ressaltam os benefícios, salientando que pelo tamanho, ele seria muito mais fácil de instalar que outros tipos de robôs cirurgiões. O principal ponto positivo é que se ocorrer alguma emergência durante o procedimento cirúrgico esse robô, por suas dimensões reduzidas, pode ser facilmente removido de um paciente.

Fonte: Engadget