Em outubro de 1961, a Rússia testou a Tsar-Bomba, uma bomba de hidrogênio RDS 220 – considerada a mais potente já criada no mundo. No entanto, até então, as imagens da detonação eram sigilosas. Eis que, em 20 de agosto, o país liberou as filmagens do acontecimento. Agora, é possível ver o potencial da bomba nuclear.

Com energia equivalente a 57 milhões de toneladas de trinitrotolueno (TNT), a bomba foi desenvolvida durante os anos 1950 e 1960 como parte da corrida armamentista entre Estados Unidos e União Soviética. Devido ao potencial de destruição, até hoje o explosivo possui as maiores dimensões já vistas em uma criação do tipo – oito metros de altura, dois metros de largura e 27 toneladas.

O transporte do explosivo foi feito por um avião modelo Tu-95-202 especialmente modificado para acomodar a bomba gigante. Quando chegou ao local designado, o artefato foi lançado acoplado a um paraquedas, para que não chegasse ao solo antes do previsto. Quando tocou o local designado, a explosão gerou um raio de destruição de 35 quilômetros.

O vídeo revelado tem cerca de 40 minutos de duração, com a primeira meia hora dedicada a fazer propaganda do programa nuclear soviético. Apesar disso, as filmagens mostram todo o processo de criação da bomba, desde a construção do equipamento até a detonação.

publicidade

Via: Uol