Siga o Olhar Digital no Google Discover
Apertem os cintos, o piloto sumiu! Quer dizer, não exatamente: o piloto não estava lá porque o avião usa tecnologia autônoma. Foi assim que a Reliable Robotics fez um monomotor Cessna 172 decolar, voar por 15 minutos e pousar sozinho em setembro de 2019.
Ofertas
Por: R$ 39,90
Por: R$ 678,90
Por: R$ 2.359,00
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 491,92
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 592,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 369,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 3.099,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 473,00
O feito foi repetido em junho de 2020 com um Cessna 208 Caravan. A ideia da companhia é ter uma frota de Caravans com a tecnologia e usá-la para transportar cargas entre pequenos aeroportos nos Estados Unidos.
Os responsáveis pela Reliable Robotics são Robert Rose e Juerg Frefel. Robert Rose foi diretor de software de voo da SpaceX e Juerg Frefel projetou as plataformas de computação usadas no foguete Falcon 9 e na cápsula Dragon.
A escolha do Cessna 208 Caravan tem um motivo: é um avião abundante, barato e já certificado pela Administração Federal de Aviação, a FAA, que regula os voos nos Estados Unidos. Segundo Robert Rose, os planos de transporte de carga autônomo podem se concretizar em dois anos.
Por enquanto, a empresa só pode fazer voos curtos, já que a FAA exige que todo voo não tripulado esteja dentro do alcance visual do piloto. Robert Rose espera que, no futuro, um piloto em solo monitore o voo e fale com o controle de tráfego aéreo. Com isso, um único profissional pode conduzir muito mais voos de carga, o que reduzirá significativamente os custos do frete aéreo.