Um jovem dos Estados Unidos é o responsável por 49% de todo o conteúdo da Wikipedia disponível em um idioma que ele não conhece. De acordo com o The Guardian, um rapaz de 19 anos escreveu mais de 20 páginas na língua ânglica escocesa – ele começou o “projeto” aos 12 anos.

O caso escancara uma das maiores falhas na Wikpedia. A chamada “enciclopédia livre” permite que qualquer pessoa escreva sobre qualquer assunto, com o objetivo de incentivar os mais experientes em determinados temas a compartilharem seu conhecimento com outros. No entanto, a ausência de uma moderação eficaz pode criar casos como esse, em que uma pessoa sem familiaridade alguma com um idioma foi responsável por grande parte do conteúdo disponibilizado naquela língua.

O usuário, que atende pelo nome de AmaryllisGarnder, começou a escrever artigos na língua ânglica escocesa aos 12 anos. Até 2018, ele foi o responsável por mais de 20 mil páginas e 200 mil edições de artigos no idioma.

O problema é que AmaryllisGardner jamais falou uma palavra no idioma em questão. Os artigos escritos pelo garoto tinham construções gramaticais sem relação alguma com a língua. Aparentemente, ele usava uma ferramenta online para traduzir frases em inglês para a língua ânglica escocesa e achava que era o suficiente.

publicidade

O que fazer?

Como pouca gente acessava artigos no idioma em questão, o caso passou despercebido por anos,até ser exposto pelo jornal The Guardian. Agora, editores e administradores da Wikipedia pensam no futuro dos artigos falsos.

Reprodução

Wikipedia. Via: Tero Vesalainen/Shutterstock

A língua ânglica escocesa é um idioma considerado em extinção, e os artigos da Wikipedia são a principal fonte de conhecimento escrito nela disponível. Removê-las da Wikipedia, faria, por um lado, com que esse conhecimento fosse perdido. Por outro, a quantidade de erros nos artigos disponíveis pode causar mais danos do que ajudar a preservar o idioma, argumentam especialistas da área.

Há quem defenda que as informações sejam reaproveitadas. “Nós sabemos que esse garoto se esforçou bastante e criou uma infraestrutura modificável,” argumenta o diretor do Centro da Língua Ânglica Escocesa, Michael Dempster. “É uma ótima fonte mas é preciso que pessoas com conhecimento no idioma editem a partir de agora. Tem potencial para ser um grande foco online para a língua no futuro,” continuou.

O garoto tinha boas intenções, embora fosse bastante ingênuo. “Eu tinha só 12 anos quando comecei, e às vezes quando você começa algo tão jovem, são consegue perceber que aquele hábito era nocivo até ficar mais velho”, explicou.

O caso destaca uma das principais falhas da Wikipedia: quando todo mundo pode escrever, qualquer um pode escrever. Isso significa que até quem não sabe nada sobre um assunto pode redigir um artigo se passando por especialista – aí, a ideia do compartilhamento livre de informação foi totalmente corrompida por desinformação, mesmo que apresentada como bem-intencionada.

Via: Engadget