A agência espacial do Japão (Jaxa) e a Toyota anunciaram nesta sexta-feira (28) que o rover elétrico pressurizado tripulado que será usado nas missões na Lua se chamara “Lunar Cruiser”. O nome foi escolhido em referência ao Toyota Land Cruiser SUV, um dos modelos mais populares da montadora japonesa, que é fabricado desde 1951.

“O nome foi escolhido pelo sentimento familiar que oferece às pessoas envolvidas no desenvolvimento e fabricação do protótipo do veículo, como parte do projeto de pesquisa conjunto, bem como pela familiaridade que proporcionará ao grande público”, explica a agência japonesa, em um comunicado conjunto com a Toyota.

O automóvel de seis rodas poderá transportar duas pessoas por até quase 10 mil quilômetros. Ele terá aproximadamente seis metros de comprimento, cinco metros de largura e cerca de 13 m² de ambiente habitável, e, graças à pressurização, os astronautas poderão viajar nele sem o traje especial.

publicidade

A Jaxa e a montadora assinaram um acordo de pesquisa conjunta para trabalhar no rover no ano passado, com data de lançamento prevista para a segunda metade da década de 2020. Atualmente, as empresas estão na parte conceitual do projeto, que inclui a “identificação de elementos tecnológicos que precisam ser desenvolvidos para a condução na superfície da Lua e elaboração de especificações para um protótipo de rover”, logo depois fabricarão as peças e um protótipo rover, que serão avaliados em 2021.

A pesquisa ainda envolve o uso de simulações para confirmar o desempenho de potência e dissipação de calor durante a condução, a fabricação e avaliação de protótipos dos pneus e o uso de realidade virtual e modelos em escala real para considerar o layout dos equipamentos na cabine.

Entre 2022 e 2029 entrará em ação o plano experimental. Ele começa com a análise de softwares de condução necessários, decisão de um melhor modelo de engenharia e, então, a criação da versão final. Porém, é apenas a partir de 2027, que os testes de desempenho e qualidade do modelo que será lançado ao espaço começam.

Assim, espera-se que o veículo lunar esteja pronto para um lançamento antes de 2030 e cumpra a função desejada pela JAXA. A agência espacial quer usá-lo para ajudar os astronautas a explorar os polos lunares em busca de água congelada, enquanto desenvolve tecnologia que poderia ser usada em outros planetas. Se o ambicioso projeto der certo, proporcionará aos astronautas uma fuga confortável da magnífica desolação do deserto lunar.

Via: Jaxa