A Xiaomi anunciou nesta sexta-feira que se prepara para iniciar no ano que vem a produção em massa de smartphones equipados com a terceira geração de sua tecnologia de câmera sob a tela. Segundo a empresa, ela é capaz de “ocultar perfeitamente” a câmera frontal sem arruinar o efeito de uma tela ocupando toda a frente do aparelho, de ponta a ponta, eliminando a necessidade de buracos ou “notches”.

A primeira geração da tecnologia, segundo a Xiaomi, nunca deixou seus laboratórios. A segunda geração foi demonstrada ao público, porém nunca usada em um produto comercial. Na terceira geração a empresa afirma ter desenvolvido um arranjo próprio de pixels na tela, junto com otimizações no algoritmo da câmera, que permitem que ela tenha o mesmo desempenho que uma câmera frontal convencional.

A terceira geração da tecnologia permite que a luz chegue ao sensor da câmera atravessando os espaços entre os sub-pixels, permitindo que um arranjo RGB (um subpixel vermelho, um verde, um azul) seja mantido sem sacrificar a densidade de pixels.

Reprodução

publicidade

Diagrama da tecnologia de câmera sob a tela da Xiaomi, comparando-a com uma solução concorrente. Imagem: XIaomi

Em comparação a outras soluções no mercado, a Xiaomi afirma que conseguiu dobrar o número de pixels, tanto na vertical quanto na horizontal, na região sobre a câmera, fazendo com que ela tenha a mesma densidade, brilho, gama e precisão de cores que o resto da tela.

A tecnologia da Xiaomi também adota um design especial para os circuitos, o que permite ocultar mais componentes sob os subpixels RGB para aumentar a transmissão de luz para a câmera sob a tela. Combinado a um “algoritmo de otimização proprietário”, isso faz com que a câmera seja capaz de igualar o desempenho das convencionais, segundo a empresa.

A Xiaomi não será a primeira a colocar um aparelho com a câmera sob a tela no mercado. A também chinesa ZTE anunciou que lançará em setembro o Axon 20 5G, que será o primeiro smartphone comercial equipado com a tecnologia.

Outra empresa chinesa, a Visionox, já anunciou em junho deste ano estar pronta para iniciar a produção em massa de telas OLED equipadas com a tecnologia de câmera sob a tela. Segundo a empresa, Xiaomi e Huawei já teriam recebido protótipos do produto. Não se sabe se a tela anunciada pela Xiaomi é a mesma da Visionox, ou se é um produto próprio.

Fonte: Xiaomi