Ter um robô pode ser mais fácil do que você imagina. Pesquisadores da Intel criaram um modelo bastante acessível com um smartphone usado, alguns componentes simples e conhecimento de programação. A vantagem dos smartphones é que eles têm Wi-Fi, conectividade, GPS, bluetooth, giroscópio e outros sensores que podem ser úteis para a movimentação do robô.

O projeto se chama “OpenBot”, em referência ao uso de um ecossistema de software aberto. Ele é o mais simples que um robô pode ser: o celular se conecta a um corpo eletromecânico, com chassi feito em impressora 3D e quatro motores. O equipamento funciona com um conjunto de pilhas e uma placa Arduino Nano, que faz a interação com o smartphone.

O robô pode usar o bluetooth para se conectar a um controle de videogame comum e, assim, dar comandos remotamente. Cada botão pode ser vinculado a uma ação para coletar dados, alternar entre navegação autônoma e manual, e detectar pessoas.

Segundo os pesquisadores, a ideia do “OpenBot” é enfrentar dois desafios: escalabilidade e acessibilidade. Com 50 dólares em componentes, eles fizeram um robô que reconhece e segue pessoas, e ainda pode ganhar mais funções a depender da necessidade.