A lua cheia de setembro, que estará brilhando no céu nesta quarta-feira (2), tem um nome curioso: “Lua de Milho” (Corn Moon), em inglês. Você sabe de onde ele vem?

Os índios norte-americanos marcavam a passagem do tempo de acordo com as fases da Lua, e cada lua cheia recebia um nome que correspondia a algum evento significativo aqui na Terra. Em 1930 o “Almanaque dos Fazendeiros do Maine” publicou os nomes nativos para as luas cheias do ano, e com o tempo eles se popularizaram.

publicidade

A Lua Rosa (Pink Moon), em abril, tem esse nome devido a flores rosadas que desabrocham na mesma época em que ela surge no céu. Já a Lua do Lobo (Wolf Moon), em janeiro, tem esse nome porque é nessa época do ano que os nativos podiam ouvir os lobos uivando mais intensamente para a Lua.

A Lua de Milho desta semana tem este nome pois é a última lua cheia do verão no hemisfério norte, e surge na época da colheita das principais lavouras dos indígenas norte-americanos: milho, abóboras, feijões e arroz selvagem. Por isso também é conhecida como “Lua da Colheita” (Harvest Moon). Na Europa é chamada de “Lua de Cevada”.

publicidade

Em 31 de Outubro teremos outra lua digna de nota: uma Lua Azul, nome dado à segunda lua cheia de um mês. Após esta data, o fenômeno só acontecerá novamente em 2039.

Fonte: The Express

publicidade