Hoje em dia é cada vez mais que comum que você acabe passando por longos períodos usando o seu celular para diferentes tarefas. Apesar de eles ajudarem muito no dia a dia, sem que você perceba, com o tempo, a sua vista acaba sendo prejudicada, principalmente quando eles estão sendo usados em um local com pouca iluminação.

Para amenizar um pouco deste problema, além do modo escuro, o iOS também possui um filtro chamado de “sobreposição de cor”, que ao deixar a tela um pouco avermelhada, faz com que você não force a sua vista ao olhar para o display em um ambiente escuro. A seguir, veja como ativar o filtro “sobreposição de cor” no iOS.

publicidade

Importante

Diferente do modo noturno que só funciona em partes específicas do sistema e em certos programas, o “filtro sobreposição de cor” atua em todo o sistema, ou seja, ele funciona em qualquer parte do sistema até ser desativado. Essa função está disponível para aparelhos da Apple com o iOS 11 ou superior.

Nas imagens do tutorial abaixo, vale notar, não é possível ver como fica o filtro “sobreposição de cor” em ação, já que o iOS salva as capturas de telas como se nenhum filtro estivesse sendo usado nele.

publicidade

Como ativar o filtro “sobreposição de cor” no iOS

O processo para ativar esse filtro no iOS é bem simples, mas ele está um pouco escondido em suas configurações de acessibilidade. Confira:

1. Acesse o menu de “Ajustes” do iOS e vá em “Acessibilidade”;

publicidade

Reprodução

2. Agora, entre em “Tela e Tamanho do Texto” e vá em “Filtros de Cor”;

publicidade

Reprodução

3. Ative a chavinha ao lado de “Filtros de Cor” e selecione a opção “Sobreposição de cor”. Nesta tela, vale notar, você também pode definir o nível de intensidade do filtro.

Reprodução

Para ativar este filtro de uma forma mais fácil depois de ter realizado o procedimento acima, você também pode criar um atalho para ele. Para isso, siga este passo a passo:

1. Acesse o menu de “Ajustes do iPhone” e vá em “Acessibilidade;

Reprodução

2. Então, entre em “Atalhos de Acessibilidade” e toque em “Filtros de cor” para deixar esta função habilitada;

Reprodução

3. A partir desse momento, com três toques no botão home ou lateral de seu iPhone, o modo de “sobreposição de cor” será ativado.

Pronto! Agora, você já sabe como usar o filtro “sobreposição de cor” do iOS para forçar menos a sua vista ao usar o iPhone em um local com pouca iluminação.