O mês de agosto marcou o aniversário de nada menos do que três softwares que ajudaram a mudar o mundo da tecnologia. Eles ajudaram a popularizar a computação pessoal, abriram as portas da internet para bilhões de usuários e formam a infraestrutura que sustenta boa parte dos produtos e serviços que você usa no dia-a-dia.

25 anos do Internet Explorer

O Internet Explorer nasceu para desafiar a hegemonia da Netscape no mercado de navegadores e garantir a sobrevivência da Microsoft perante a explosão da web. O navegador já dominou absolutamente o segmento, mas talvez seu maior legado tenha sido um processo antitruste movido pelo governo dos EUA contra a Microsoft.

Este processo, iniciado após denúncias da Netscape de que a Microsoft estaria usando seu monopólio nos sistemas operacionais para promover o IE e minar a concorrência, quase levou à divisão da empresa em duas, o que foi evitado com um acordo com o governo dos EUA.

Mas no longo prazo, o principal efeito foi deixar a Microsoft mais cautelosa em seus esforços para conquistar mercado, o que abriu as portas para a ascensão de concorrentes como o Google e Facebook.

publicidade

25 anos do Windows 95

Em 24 de agosto de 1995 a Microsoft lançava, apoiado por uma gigantesca campanha de marketing, o Windows 95. O sistema operacional tornou os PCs muito mais amigáveis, e trouxe conceitos de interface gráfica que são usados até hoje no Windows 10 e em outros sistemas, como o botão iniciar e a barra de tarefas.

O Windows 95 foi a porta de entrada de muitos usuários para a Internet, já que trazia ferramentas que facilitavam bastante a conexão a um provedor de acesso (algo que na época era feito via linha telefônica em conexão discada). E também foi o principal campo de batalha na briga entre o Netscape Navigator e o Internet Explorer (vide artigo acima).

29 anos do Linux

Dos três aniversariantes o sistema operacional Linux, criado pelo finlandês Linus Torvalds (quando tinha apenas 22 anos) foi o que teve o maior impacto. Embora sua presença hoje no mercado desktop, onde o Windows domina, seja pequena, ele é responsável por muitos produtos e serviços que você usa no dia-a-dia.

Mais de 70% dos smartphones no mundo são Android, e o coração de cada um deles é o kernel Linux. Dos 500 supercomputadores mais poderosos do mundo, 484 usam uma versão do Linux como seu sistema operacional (incluindo todos os 100 primeiros). E o Linux é o sistema operacional sobre o qual rodam os serviços e produtos oferecidos por empresas como o Google, Facebook, Twitter, etc, utilizados por bilhões de pessoas no mundo todo.

Mesmo após quase três décadas, Linus Torvalds continua comandando o desenvolvimento do sistema, mas não faz isso sozinho: é auxiliado por um exército de mantenedores e desenvolvedores, trabalhando voluntariamente ou empregados por empresas como a Intel, Google, RedHat e muitas outras, cada um colaborando com uma parte do projeto. Esta estrutura aberta e colaborativa, que o torna incrivelmente flexível, é o segredo de seu sucesso.

Você tem lembranças de usar algum destes programas? Compartilhe sua experiência usando os comentários abaixo.