Descobertas em 2017, na Arábia Saudita, misteriosas estruturas de pedra de cerca de 7 mil anos foram recentemente estudadas por uma equipe internacional de pesquisadores. O estudo, publicado no jornal científico The Holocenemostrou que as construções pré-históricas estão entre as primeiras em grande escala na Península Arábica — sendo assim, possivelmente, algumas das mais velhas do mundo. 

As estruturas são conhecidas como “mustatil” (“retângulo”, em árabe) e centenas delas estão por toda a região norte da Arábia Saudita. Todavia, a pesquisa analisou apenas algumas dessas construções. Foram incluídos um total de 104 monumentos de pedra, todos localizados nas margens sul do Deserto de Nefud.

Uma técnica de datação por carbono em uma das estruturas revelou que os monumentos foram erguidos por volta de 5 mil a.C. Além disso, o tamanho das estruturas variava, sendo que as menores tinham menos de 15 metros de comprimento e a maior de todas alcançava 616 metros, podendo se igualar ao tamanho de um campo de futebol americano da National Football League (NFL). 

Curiosamente, na extremidade de cada um dos monumentos, os pesquisadores encontraram plataformas — uma delas tinha até uma pintura com desenhos geométricos. “É bem possível que essas estruturas tenham sido visualmente espetaculares, e talvez bastante pintadas”, observou o líder do estudo, Huw Groucutt, em entrevista ao site Live Science.

publicidade

O maior mistério: qual função tinham as “mustatil”?

Apesar da presença confirmada das antigas pinturas rupestres, os pesquisadores ainda não têm certeza sobre qual função tiveram as estruturas, que ainda guardam esse grande mistério. Mas há uma hipótese: provavelmente, as “mustatil” serviam para contextos ritualísticos na região, que costumava abrigar também atividades de pastoreio.  

A prática pastoril era possível na época, pois as construções datam de um período mais úmido, que dava à região da Arábia Saudita uma paisagem muito diferente dos seus atuais campos áridos e inóspitos. “Entre 10 mil e 6 mil anos atrás, a Península Arábica viu o mais recente dos períodos da ‘Arábia Verde’, quando o aumento das chuvas transformou esta região geralmente árida”, apontaram os pesquisadores, no estudo. 

Com esse clima mais favorável, as antigas comunidades de pastores mantiveram rebanhos de animais domésticos para a subsistência, mas também continuaram costumes de sair para caçar animais selvagens. Há ainda a possibilidade de que essa população tenha construído as estruturas de pedra  ao longo de todo o Período Neolítico (de 8000 a.C. até 5000 a.C), mas essa possibilidade ainda está em discussão por parte dos pesquisadores, que lutam para decifrar todos os segredos das “mustatil”.

Fonte: Live Science