De olho nas potencialidades do 5G e na ascensão das plataformas de streaming, as TVs abertas correm para implementar a TV 3.0. Ao mesmo tempo em que o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) coleta novas ideias e tecnologias, a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, luta para atualizar o Regulamento de Uso do Espectro de Radiofrequências.

De acordo com as empresas de TV, o grande desafio da TV aberta é a necessidade do uso de novos canais. Isso porque os serviços de radiodifusão têm perdido espectro para as telecomunicações desde que os sinais foram digitalizados.

publicidade

A revisão do regulamento é aguardada por diversos setores, que já avistam oportunidades com a chegada da rede móvel 5G. Além disso, ela é essencial para a implementação da nova geração de TV aberta. A Anatel colhe subsídios e sugestões desde julho de 2020. A resolução pode fomentar o crescimento do mercado de broadcast e proporcionar estabilidade e segurança jurídica para os players do mercado.