Um vídeo publicado no canal LiveLeak no YouTube mostra o momento em que um carro elétrico explode na China. O veículo pegou fogo enquanto tinha suas baterias recarregadas. Segundo o site InsideEVs, o incidente aconteceu em Sanming, no sul da China, em 20 de agosto.

Os bombeiros foram chamados e tentavam resfriar o veículo com água quando a explosão aconteceu. A força foi suficiente para arremessar as portas do modelo a vários metros de distância. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

publicidade

O veículo parece ser um BAIC BJEV EC5, uma versão elétrica do BAIC X25. O modelo é produzido pela montadora chinesa Beijing Automotive Industry Corporation. Vale lembrar que a água não deve ser usada para combater incêndios com baterias de íons de lítio: a combinação de água e lítio pode provocar a liberação de hidrogênio gasoso, que é inflamável.

Esse é, provavelmente, o motivo da explosão. Não é a primeira vez que se ouve falar de carros elétricos que pegam fogo durante o carregamento. Episódios semelhantes já foram registrados em Shanghai, Hong Kong e na Bélgica, com o Model S da Tesla.