O Senai-SP e a Nokia inauguraram um laboratório de Indústria 4.0 chamado OpenLab, já habilitado com rede LTE/4.9G fornecida pela fabricante finlandesa. A instalação fica na a unidade da instituição localizada em São Caetano do Sul (SP) e visa estimular a indústria 4.0.

Além da implementação da conectividade 4G/5G, outras recursos do OpenLab incluem uma rede de acesso ótica passiva (POL) que permite a entrega de redes unificadas altamente seguras e é importante para a melhoria da capacidade e estabilidade da conexão. Além disso, uma plataforma Nokia Digital Automation Cloud (NDAC), que permite uma rede sem fio privada de ponta a ponta para aplicações de missão crítica e edge computing, também faz parte do laboratório.

A rede LTE/4.9G privada do OpenLab integra aplicações da Indústria 4.0 e apresenta diversos casos de uso para o ambiente industrial, como mobilidade de equipamentos de realidade aumentada, fabricação flexível com o suporte de robôs autônomos além de gerenciamento de ativos.

Reprodução

publicidade

A tecnologia 5G é a próxima geração de rede de internet móvel. Créditos: ADMC

Uso do 4G e/ou 5G na Indústria 4.0

Em uma pesquisa mundial realizada pela Nokia em parceria com a ABI Research, foram entrevistados mais de 600 tomadores de decisão das indústrias de manufatura nos EUA, Europa, Canadá, Ásia e Austrália para avaliar estratégias de investimento usando as tecnologias 4G/LTE, 5G e Indústria 4.0.

Foi constatado que a maior parte das empresas pesquisadas tem como principal interesse a implementação de sistemas digitais que permitam a interconexão entre máquinas e o armazenamento com compartilhamento de dados, sendo que 74% dos entrevistados responderam que desejam atualizar suas redes de comunicação e controle até o final de 2022 e ainda mais de 90% deles investiga o uso do 4G e/ou 5G em suas operações.

Pouco mais da metade dos entrevistados acreditam que a última geração de 4G/LTE e 5G será necessária para atingir suas metas de transformação.

Em parceria com a Nokia, a infraestrutura oferecerá cursos de aperfeiçoamento profissional para instalação e configuração de redes privadas LTE/4.9G para conectividade industrial. Os candidatos ao curso devem ter no mínimo 18 anos, conclusão do Ensino Fundamental II e conhecimentos comprovados em automação industrial ou redes de comunicação industrial.

Via: Telesintese