A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos Estados Unidos, a Darpa, está a caminho de fazer testes de voo livre para duas variantes do Hypersonic Air-breath Weapon Concept. As ações devem acontecer ainda este ano.

A grande vantagem do conceito é sua velocidade. Enquanto os mísseis de cruzeiro usados hoje têm velocidades subsônicas abaixo de Mach 0,8 e os mísseis ar-ar atingem entre Mach 1 e Mach 5, o novo projeto alcança velocidades acima de Mach 5, que corresponde a 6.175 quilômetros por hora.

publicidade

Os conceitos, criados pela Lockheed Martin e pela Raytheon, usam motores scramjet que se aproveitam da velocidade do míssil para comprimir o ar antes da combustão e estender o voo em velocidades hipersônicas. O próximo passo para a aprovação do míssil é o teste de técnicas de propulsão a jato de hidrocarbonetos e gerenciamento térmico para permitir cruzeiro hipersônico prolongado.

Além disso, serão testados os projetos de sistema e abordagens de fabricação acessíveis. Se os testes forem bem-sucedidos e os mísseis forem aprovados, o país pode ter uma grande vantagem em comparação com outras nações. Apesar de ser um estudo de uma agência de defesa, isso não impede que os Estados Unidos usem o equipamento para possíveis ataques.