A Nasa divulgou uma foto de Marte feita a partir de imagens capturadas na missão Pathfinder, de 1997. A foto é uma combinação de sete outras imagens capturadas com diferentes filtros de cor.

Elas foram aumentadas em 500% e combinadas com o Photoshop. Com isso, foi possível produzir um panorama pancromático de alta resolução: ele é até mais nítido do que as imagens individuais.

publicidade

Em primeiro plano, é possível ver um terreno coberto por rochas e, ao fundo, os montes apelidados de Twin Peaks. Eles têm cerca de 30 metros de altura e ficam a 1 km do local em que está o módulo de pouso.

O panorama foi colorizado com base nas imagens feitas com filtros vermelhos, verdes e azuis na mesma sequência. Já o equilíbrio de cores foi ajustado para se aproximar das cores reais da superfície marciana.

Em março deste ano, o rover Curiosity capturou e enviou a foto panorâmica de maior resolução da superfície de Marte já feita até hoje. Ela é composta de mais de mil imagens, tem 1,8 bilhão de pixels e 2,43 GB de tamanho.