Gamers e fãs de anime de todo o mundo perderam um de seus principais destinos turísticos no fim de agosto. O Sega Akihabara Building 2, localizado em um bairro comercial de Tóquio, no Japão, encerrou suas atividades no dia 30, com seus funcionários fazendo uma emocionante despedida na frente do prédio de oito andares, decorado com personagens e a logo da empresa, uma das mais tradicionais do mundo dos videogames.

A galeria de fliperamas foi inaugurada em 2003, e desde então se tornou um local de visitação obrigatório para fãs da cultura pop e geek que visitavam a capital japonesa. Porém, desde o início da pandemia de Covid-19, o bairro de Akihabara, conhecido como “Cidade Elétrica” devido à grande quantidade de lojas de aparelhos eletrônicos, tem sofrido com um declínio nos negócios e também no turismo. O próprio arcade chegou a ficar um tempo fechado, sendo reaberto em junho.

Funcionários do Sega Akihabara Building 2 agradecem aos clientes. Crédito: Palifaith/Reddit

Fachada do Sega Akihabara Building 2 contribuía para o ar ‘geek’ do tradicional bairro japonês. Crédito: Palifaith/Reddit

publicidade

A Sega não chegou a divulgar publicamente um motivo oficial para o fechamento do arcade, limitando-se a anunciar o encerramento das atividadesdias antes da data estipulada. “Obrigado por sua clientela contínua. Sentimos informar que esta filial, Sega Akihabara Building 2, será fechada. Nosso último dia de operações será domingo, 30 de agosto. O estafe inteiro gostaria de expressar, do fundo dos nossos corações, nossa sincera gratidão pelo apoio amoroso que vocês nos deram durante tantos anos”, dizia o comunicado, colado em paredes dentro do prédio.

Apesar da tristeza sentida por alguns fãs e clientes, visível em posts em redes sociais como Twitter e Reddit, os arcades ainda estão disponíveis em grande número na região. A própria Sega tem outros quatro, com empresas como Taito e Namco também disputando o público com seus fliperamas. Ainda assim, elas precisarão perseverar durante o período de quarentena, que não favorece a visita a este tipo de estabelecimento, que costuma ter salas apertadas e sem janelas.

Fonte: Mothership, The Gamer