A Qualcomm, a Casa Systems e a Ericsson anunciaram que estabeleceram um recorde de distância em uma chamada de dados sobre uma rede 5G mmWave. A proeza foi realizada em 20 de junho na região de Victoria, na Austrália, com uma distância de 3,8 km entre a torre e o terminal.

Segundo a Qualcomm, a demonstração prova que as redes mmWave são adequadas para um serviço de telefonia fixa sem fios, ampliando a cobertura em regiões urbanas, suburbanas e rurais e oferecendo aos operadores mais uma opção para cobrir a “última milha” até seus clientes.

O recorde foi estabelecido usando “software de alcance estendido” aplicado a equipamento comercial da Ericsson, incluindo o Air5121 e Baseband 6630, e um terminal de usuário 5G baseado no modem 5G Qualcomm Snapdragon X55 com o módulo de antena mmWave Qualcomm QTM527. A velocidade da transmissão não foi informada.

—-

publicidade

“Com a introdução do módulo de antena mmWave QTM527 como parte do chipset 5G Snapdragon X55, estamos dando aos operadores e OEMs a capacidade de oferecer banda larga 5G de alto desempenho e alcance estendido a seus consumidores – algo que é flexível e econômico, já que é possível aproveitar a infraestrutura de rede 5G já existente”, disse Gautam Sheoran, diretor sênior da gerência de produtos da Qualcomm.

Três sabores de 5G

Redes mmWave são uma das tecnologias para as redes 5G. Elas usam ondas de rádio em frequências que vão de 25 a 39 GHz, com velocidade de transmissão que pode chegar a vários gigabits por segundo. Entretanto, os sinais normalmente têm baixo alcance, alguns quarteirões, e dificuldade em atravessar paredes de concreto ou mesmo janelas. Por isso elas são normalmente usadas pelas operadoras apenas em locais com densas concentrações de usuários, como estádios e centros de convenções.

Uma alternativa com maior alcance são as redes “sub-6GHz”, que entretanto tem menor velocidade de transmissão. Também é possivel implementar redes 5G sobre o espectro atualmente usado pelas redes 4G, tecnologia chamada 5G DSS (Dynamic Spectrum Sharing, Compartilhamento Dinâmico de Espectro), algo que está sendo implementado pelas primeiras redes em operação aqui no Brasil, em operadoras como a Claro, TIM e Vivo.

Fonte: Qualcomm