A Volkswagen revelou nesta sexta-feira (4) o interior de seu SUV elétrico, o ID.4, que será o primeiro carro elétrico da marca a ser vendido nos EUA. Seguindo uma tendência estabelecida pela Tesla, o interior do veículo é minimalista, com foco em um console central com uma grande tela sensível ao toque.

Uma segunda tela fica atrás do volante, e substitui o painel de instrumentos. Apesar das telas, é possível ver vários botões integrados ao volante e ao painel e porta à esquerda do motorista.

Reprodução

O painel do Volkswagen ID.4. Foto: Volkswagen

publicidade

Um sistema chamado ID.Light usa uma faixa de LEDs coloridos sobre o para-brisa para sinalizar ao motorista vários eventos, como se o carro está trancado, se há uma chamada no celular ou se é necessário prestar atenção nas instruções de navegação.

O sistema de iluminação interna pode ser ajustado para 30 cores diferentes. Segundo Klaus Zyciora, Diretor de Design no grupo Volkswagen, o interior do veículo pode ser resumido pela fórmula “liberdade no exterior, espaço livre no interior”. “O ID.4 traz um novo senso de espaço à sua categoria graças à nossa plataforma elétrica modular, a MEB”.

Recentemente imagens do exterior do veículo foram divulgadas graças a um deslize do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, onde o carro também será vendido. Elas revelam que o modelo possui a mesma linguagem visual do ID.3, hatch também elétrico que está sendo lançado na Europa, principalmente nos faróis. Além disso, é possível perceber o toque moderno em seu design, muito mais curvilíneo que outros carros da montadora, como o Tiguan.

Irmão menor

Um vídeo publicado recentemente pelo canal eGear TV no YouTube mostra um passeio no irmão menor do ID.4, o ID.3. O que mais impressiona durante o vídeo é o silêncio: a única coisa que se ouve é o barulho dos pneus contra o asfalto. Também chama a atenção a tela de 10 polegadas montada no painel, à direita do volante, que mostra informações de navegação.

Segundo a Volkswagen o modelo básico do ID.3 custará “abaixo de € 30.000” e será equipado com uma bateria de 45kWh com 330 quilômetros de alcance. A empresa oferece uma garantia de 8 anos, ou 160 mil km, na bateria do veículo.

Fonte: Volkswagen