Autoridades do Egito descobriram uma tumba com 13 caixões de madeira no deserto de Sacará. Os objetos têm 2.500 anos. O que mais chamou a atenção foi o estado de preservação dos itens: apesar de estarem enterrados há muito tempo, estavam intactos e lacrados.

Os caixões foram encontrados empilhados a 11 metros de profundidade. Alguns estavam até com as cores originais. Acredita-se que Sacará tenha servido como necrópole de Memphis, que já foi capital do Egito. Por isso, especialistas afirmam que é provável que haja mais caixões nesses locais.

publicidade

Segundo especialistas, os caixões eram de pessoas da classe média ou trabalhadora. Isso porque não havia itens preciosos que indicassem a presença de integrantes da nobreza. A intenção do Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito é lançar uma série de vídeos promocionais sobre a descoberta. E o primeiro deles já está no ar.

Recentemente, o Egito reabriu o turismo cultural a museus e sítios arqueológicos, então devem ter mais anúncios sobre a descoberta nas próximas semanas. Essa é uma estratégia do governo egípcio para tentar renovar o interesse turístico em visitar antiguidades.