Uma foto com 3.200 megapixels. Cientistas do Laboratório Nacional do Acelerador SLAC do Departamento de Energia dos Estados Unidos fizeram essa imagem com o sensor que estará na maior câmera digital do mundo. Para exibir uma captura como essa em tamanho real seriam necessárias 378 TVs 4K.

Agora que o teste foi bem-sucedido, o restante da câmera será construído. Os testes finais devem ocorrer em meados de 2021. Quando a câmera estiver pronta, ela será instalada no telescópio Survey of Space and Time, da Universidade do Chile. A ideia é usá-la para capturar imagens suficientes para criar o maior filme astronômico de todos os tempos.

publicidade

O sensor também poderá captar objetos pequenos e escuros que outras câmeras não conseguem. Isso porque ele pode registrar objetos 100 milhões de vezes mais escuros do que os visíveis a olho nu.

A câmera é composta por 189 sensores menores de 16 megapixels cada. Eles são dispostos em estruturas que constituem o plano focal da câmera. Além deles, há outros 21 agrupamentos de sensores que não são usados para capturar imagens.