Restaurar a visão de cegos é um dos projetos em desenvolvimento na Monash University, na Austrália. Cientistas tentam há mais de uma década criar um dispositivo capaz de restaurar a visão dessas pessoas por meio de aparelhos implantados no cérebro.

Ontem, a instituição anunciou que os experimentos com animais foram bem-sucedidos e o estudo caminha para a fase de ensaios clínicos em humanos. Batizada de Gennaris, a tecnologia promete ajudar pacientes com nervos ópticos comprometidos.

publicidade

Essa condição impede que os sinais captados pela retina sejam transmitidos para o cérebro. O sistema inclui um capacete equipado com uma câmera e uma unidade de processamento. Os dados captados pela lente são interpretados pela unidade de processamento e as informações são enviadas para circuitos instalados nos cérebros dos pacientes.

Os pesquisadores já buscam financiamento para garantir uma eventual produção em escala dos equipamentos. Segundo eles, a tecnologia também é promissora no tratamento de outras condições relacionadas a deficiências nervosas, incluindo a paralisia de membros.