A SpaceX informou que não irá usar a janela desta sexta-feira (18) para o lançamento do 12º lote de satélites da constelação Starlink. Ele estava originalmente programado para as 15h19 desta quinta-feira (horário de Brasília), mas foi adiado para a sexta devido a “problemas na recuperação” do foguete.

A decolagem foi cancelada 15 minutos antes do horário previsto. Após levar sua carga ao espaço, o primeiro estágio dos foguetes Falcon 9 retorna à Terra e pousa em balsas robóticas no Oceano Atlântico ou em zonas de pouso no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Problemas técnicos ou clima ruim na região do pouso, como mares agitados ou tempestades, podem prejudicar a recuperação do foguete e cancelar um lançamento. É justamente o clima ruim o motivo para não realizar o lançamento nesta sexta. Uma nova data de lançamento não foi divulgada.

publicidade

Contando este 13º lote, a SpaceX terá quase 800 satélites em órbita, pouco menos da metade dos 1.584 necessários para cobertura global na primeira fase do serviço de acesso rápido à internet da Starlink.

O serviço já está em teste beta nos EUA, e os primeiros números mostram download a 100 Mbps, upload a 40 Mbps e latência de 40 a 50 ms considerando o trajeto de ‘ida e volta’ até um satélite. Ainda é distante do objetivo da SpaceX, que é de download a 1 Gbps e latência de 8 ms, mas é similar à velocidade de download oferecida por serviços de banda larga fixa nos EUA, com latência baixa o suficiente para partidas de jogos online.

Fonte: Space.com