Ron Cobb, designer e criador de algumas das peças e ambientações mais icônicas do cinema, morreu hoje (21) de demência corporal de Lewy, de acordo com confirmação de sua esposa, Robin Love, à imprensa norte-americana. Ele tinha 83 anos.

Cobb era uma das figuras mais centrais de vários filmes renomados: foi ele quem criou a máquina do tempo conhecida como “DeLorean” (franquia “De Volta para o Futuro”), além de ser o “pai” do alienígena em “ET: O Extraterrestre” (um trabalho pelo qual ele foi escolhido pessoalmente por Steven Spielberg). Outras criações em seu currículo incluem o interior da nave espacial Nostromo (“Alien”) e as colônias humanas em “Aliens” e todas as armas e ambientações de “Conan, o Bárbaro”.

Reprodução

Ron Cobb, designer e cartunista que trabalhou em vários filmes de Hollywood. Foto: Reprodução

publicidade

Foi durante seu trabalho em “Conan” que Cobb conheceu Spielberg: à época, o famoso diretor trabalhava em “Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida”. Antes mesmo de trabalharem juntos, já havia uma interação entre os dois, segundo entrevista de Cobb ao Los Angeles Times, em 1988: “Eu sempre sugeria [ao Spielberg] abordagens, ideias, verbalizar o ato de dirigir – ‘Vamos fazer assim ou assado, e a gente podia filmar isso sobre o ombro [de alguém] e dar um close na sua sombra”.

Spielberg supostamente ficou tão impressionado que, na hora de definir a equipe a trabalhar em “ET”, chamou Cobb, fazendo dele sua escolha pessoal para o design do personagem central do filme. Porém, ele tornou-se realmente conhecido por seu trabalho como cartunista de vários jornais, com seus desenhos publicados pelo Los Angeles Free Press, entre outros.

A Demência Corporal de Lewy (DCL) é uma doença cerebral que se reflete nos movimentos do restante do corpo. Ela é dividida em diversos estágios, cada um com seus sintomas mais evidentes, mas tudo o que ela traz pode aparecer em qualquer uma das fases, indo desde perda de memória de curto e longo prazo, alterações de humor e capacidade de movimento e perda severa de cognição. Seu diagnóstico, infelizmente, costuma ser tardio, quase que dependente de um ou mais sintomas em evidência para uma avaliação mais precisa.

Sua causa direta é desconhecida pela medicina, mas atribui-se a depósitos de proteína (conhecidos como “Corpos de Lewy”) que se desenvolvem e se acumulam nas células nervosas cerebrais (neurônios). Segundo especialistas, é o segundo tipo mais comum de demência progressiva, perdendo apenas para Alzheimer e, embora não seja transmitida hereditariamente, há casos onde pais e filhos apresentaram quadros similares em momentos diferentes de suas vidas.. Incurável, a expectativa de vida é de cinco a oito anos após o diagnóstico.

Fonte: Hollywood Reporter