O tamanho dos arquivos de dois jogos do PlayStation 5 foram revelados na loja online oficial do novo console. Trata-se do remake de ‘Demon’s Souls’ e o novo ‘Spider-Man: Miles Morales Ultimate Launch Edition’.

O primeiro listado, lançado em 2009 originalmente para o PlayStation 3, ocupa um espaço total de 66 GB na memória do console. Já o novo game do Homem-Aranha é maior: são 105 GB que, na realidade, se referem a dois jogos, uma vez que o título anterior da saga, lançado para PS4, estará incluído no pacote de lançamento.

Se comparados aos arquivos de jogos da geração anterior, não houve grande variação no espaço necessário. Um título comum de Xbox One ou PlayStation 4 ocupa entre 30 e 50 GB de espaço do disco rígido do console. Alguns jogos, como ‘Red Dead Redemption 2’, ocupam 89 GB, ‘Final Fantasy 7 Remake’, 90 GB, e ‘The Last of Us 2’, 93 GB.

publicidade

É importante ressaltar que o ciclo inicial de jogos de um console não representa seu potencial máximo. Isto significa que ao longo dos anos, a qualidade gráfica, de jogabilidade e de outros aspectos da geração será melhor explorada por desenvolvedores. Consequentemente, produções mais potentes resultarão em arquivos maiores.

É normal, então, que estes jogos mantenham um padrão em relação à geração anterior em um momento introdutório. Ao longo dos próximos anos, a complexidade se elevará, com a ocupação de armazenagem interna dos consoles. Esta mesma lógica ocorreu na história muitos videogames e é a tendência natural da indústria.

O PlayStation 5, em suas duas versões, conta com um SSD de 825 GB para armazenamento dos jogos. Ele não supera os 1024 GB do PS4 Pro, o que é um ponto negativo para uma atualização de geração, mas ainda consegue comportar um número razoável de arquivos instalados em sua memória.

No entanto, quando se der o desenvolvimento pleno dos jogos da geração, é possível que o espaço não seja suficiente para manter muitos jogos. O console ainda conta com mais um slot vazio para outro SSD, e conexão via USB com um disco rígido portátil.

Fonte: CNET