Se o seu aparelho usa Android, é muito provável que ele tenha uma interface própria, geralmente feita pela fabricante do mesmo. 

A Samsung é um exemplo de sempre dar “sua cara” aos smartphones e há poucos anos lançou uma nova interface, chamada OneUI, com muitas mudanças em relação à versão pura do robô. A próxima versão, OneUI 3.0, que conta com o Android 11, está em fase beta de testes e deve ser liberada para os usuários em breve.

A OneUI nada mais é do que o conjunto de configurações personalizadas e exclusivas da fabricante sul-coreana. Como o próprio nome indica, as alterações no sistema são em sua interface, os seja, na parte visual. Ainda que algumas configurações sejam internas, de maneira geral o intuito é tornar a usabilidade mais intuitiva e fluída.

publicidade

Samsung utiliza seu próprio modelo de interface de usuário, chamada OneUI, que receberá a versão 3.0 em breve. Imagem: Seremin/iStock

Confira as principais novidades do OneUI 3.0

Confira as principais novidades da OneUI 3.0

Bandeja de notificações e configurações rápidas

Diversas pequenas mudanças foram liberadas para vários aspectos da bandeja de notificações e para as configurações rápidas. Uma delas, presente em toda a nova versão do sistema, foi a alteração dos padrões de cores e transparência, agora mais suaves.

As notificações seguem as categorias propostas pelo Google no Android 11 para conversas, alertas e notificações silenciosas. Elas apresentam duas opções, uma com um resumo e outra de forma detalhada. Ainda, agora será possível ver a história de uma notificação, mas essa opção não vem ativada por padrão. Cabe ao usuário decidir se vai utilizar ou não.

Outra novidade alinhada com o Android 11 são as bolhas de notificação. A ideia é expandir a utilização desse tipo de aviso para diversos aplicativos, tanto no robô, quanto na fabricante.

Já as configurações rápidas tiveram sua interface atualizada de acordo com o novo padrão, além de terem diversos ícones reposicionados de forma a tornar a experiência mais intuitiva. Destaque para o controle de volume que não mais aparece no topo da tela, mas na lateral, acompanhando o Android.

Home e Aplicativos

A começar pela grade de aplicativos, a interface foi redesenhada seguindo o mesmo padrão de cores mais claras e alterações na transparência do fundo. Já as pastas tiveram uma alteração na disposição dos ícones, reduzindo o tamanho da linha, de quatro para três aplicativos, com maior espaçamento entre as linhas. O intuito parece favorecer aparelhos altos a largos.

Maioria das novidades estão relacionadas ao design. Foto: Karlis Dambrans/iStock

A barra de buscas também teve mudanças notáveis, passando a sugerir aplicativos, configurações e buscas. Se essa parece uma alteração para dar mais opções ao usuário, o menu de pressionamento longo pareceu ficar mais limitado. Sua apresentação agora se dá em um único pop-up com as sugestões de ação rápida, além de controles do sistema.

Tela de bloqueio e Always On

A tela de bloqueio teve sua interface alterada de forma mais notável, em especial no posicionamento de ícones e seus padrões. Se antes cada botão tinha sua própria cor, nem sempre combinando com a imagem do fundo, agora eles estão em escala de cinza e ligeiramente mais transparentes. O relógio foi realinhado e está melhor centralizado.

Falando nele, ao tocar é aberta uma interface de widgets de aplicativos, que pode ser personalizada de acordo com o usuário. Também foram disponibilizadas novas opções de personalização da tela Always On, que agora conta com GIFs animados. 

Configurações

Provavelmente esta seja a seção que mais recebeu mudanças relevantes e sensíveis por parte do usuário. A começar pela tela inicial, que agora exibe a conta Samsung logo no topo e com destaque. Os ícones também sofreram atualização, assim como suas descrições. 

As telas de bateria e armazenamento foram redesenhadas e estão mais intuitivas, detalhadas e organizadas. Já a lista de aplicativos instalados seguiu um modelo próximo ao iOS, separando aqueles que são da companhia e os que são de terceiros.

Notificações, configurações rápidas e tela de bloqueio foram modificadas na nova versão do OneUI – Foto: nemanjazotovic/iStock

Outras mudanças

A interface das rotinas da assistente Bixby foi atualizada e refinada, trazendo sugestões como conectar a dispositivos Bluetooth e descobrir redes. Mesma observação feita à tela de contatos, que recebeu novas opções e facilitou a edição, mescla e exclusão de itens.

O aplicativo gerenciador de senhas, Samsung Pass, foi completamente redesenhado e está melhor organizado, permitindo agrupar as informações de acordo com seu tipo. A câmera também teve suas atualizações, como o novo sistema de estabilização para fotos da Lua com bastante aproximação.

Por fim, a galeria vai permitir desfazer edições mesmo depois de salvas, enquanto o aplicativo de mensagens permitirá o resgate de recados excluídos por até catorze dias. 

Fonte: Andoid Police