EnglishPortugueseSpanish

Planeta ‘Pi’ tem órbita de 3,14 dias

Redação 22 de setembro de 2020
publicidade

Cada exoplaneta descoberto traz consigo uma série de surpresas, mas o K2-315b é certamente intrigante. Isso porque ele leva 3,14 dias para completar uma volta ao redor de sua estrela. O número é tão próximo da constante matemática Pi que o K2-315b recebeu o apelido de “Terra Pi”.

As primeiras detecções de algo em órbita da estrela anã vermelha K2-135 foram feitas em 2017 pelo telescópio espacial Kepler. O equipamento identificou 20 passagens do planeta em frente à estrela. Só que isso não era o bastante para confirmar sua existência.

publicidade

Só após estudos e análises, astrônomos conseguiram reunir dados suficientes para confirmar que ele existia. A descoberta foi anunciada em um artigo publicado ontem na revista científica The Astronomical Journal.

Apesar de ser rochoso como a Terra, não há possibilidade de o planeta ser habitado. A proximidade dele com sua estrela significa que a temperatura em sua superfície pode chegar a 177 graus Celsius. Ainda assim, ele é um bom candidato a estudos futuros.