A Qualcomm anunciou nesta terça-feira (22) o Snapdragon 750G, seu novo SoC (System on Chip, Sistema em um Chip) para smartphones intermediários.

Segundo a empresa, o processador Kryo 570 integrado ao SoC tem 8 núcleos operando a 2,2 GHz e desempenho 20% superior quando comparado ao Snapdragon 730G. Já a GPU Adreno 61 tem desempenho 10% superior ao modelo anterior na renderização de gráficos.

publicidade

O sufixo G no modelo do processador indica a presença de recursos otimizados para games, como drivers de vídeo que podem ser atualizados independentemente do sistema operacional e suporte a renderização de imagens em HDR.

publicidade

A quinta geração do sistema de IA integrado, chamado Qualcomm AI Engine, é capaz de realizar 4 trilhões de operações por segundo (4 TOPS), 20% a mais que a geração anterior. Combinada a um conjunto de sensores chamado Qualcomm Sensing Hub, ela torna possíveis recursos como cancelamento de eco e supressão de ruído de fundo em chamadas, com baixo consumo de energia.

O modem 5G Qualcomm X25, integrado ao SoC, suporta redes mmWave e Sub-6 GHz, além das redes compartilhadas DSS (Dinamic Spectrum Sharing) que já estão em operação no Brasil, com velocidades de download e upload na casa dos “múltiplos gigabits”.

publicidade

Segundo a Qualcomm, os primeiros aparelhos baseados no SoC Snapdragon 750G estarão no mercado no final deste ano. O chip é compatível, tanto em termos de pinagem quanto em software, com o Snapdragon 690, o que pode permitir que os fabricantes atualizem designs já existentes e os coloquem no mercado mais rapidamente e com menor esforço.

Fonte: Qualcomm