No ano passado, a Asus trouxe de volta ao Brasil a linha Zenbook, com seus notebooks ultrafinos. Neste ano, a marca transformou o touchpad do Zenbook 14 em um segundo display. O Olhar Digital testou o Zenbook 14 UX434 e conta o que achou dele!

O equipamento é um produto pequeno, voltado para quem precisa de portabilidade. Ele pesa pouco mais de um quilo e pode ser utilizado com uma mão ou transportado em uma mochila. Sua tela LED de 14 polegadas tem resolução Full HD. Embora tenha nível de brilho excelente, suas cores poderiam ser um pouco mais vivas.

publicidade

As conexões estão nas laterais do aparelho. O Zenbook 14 tem:

  • 1 porta USB 2.0
  • 1 porta USB 3.1
  • 1 porta USB C 3.1
  • 1 entrada para cartão micros
  • 1 entrada para fones de ouvido
  • 1 saída HDMI

Nesse ponto, a Asus foi conservadora, mas de forma positiva. Diferentemente de outros notebooks ultrafinos, o Zenbook 14 UX434 tem mais portas USB do tipo A. E isso foi uma boa decisão porque elas ainda são as mais comuns em periféricos e outros dispositivos.

publicidade

Assim que o Zenbook 14 UX434 é aberto, seu touchpad diferente se destaca. Além de controlar o cursor do mouse, o screenpad é como um segundo monitor: para quem faz duas atividades simultaneamente, é uma excelente adição.

O sistema do screenpad permite criar atalhos para aplicativos, mudar configurações, criar grupos para os programas abertos e até alternar as janelas entre as duas telas. Pode ser que leve algumas horas para você se acostumar a ele, mas depois que entender como usá-lo, vai achá-lo bem prático, embora ele tenha alguns bugs.

publicidade

Apesar do tamanho da tela, os comandos sensíveis ao toque dados no screenpad são bem precisos. A qualidade da imagem, entretanto, não chega a surpreender. A tela vem com duas opções de resolução e uma taxa de atualização de até 60 hertz.

O teclado do Zenbook 14 UX434 usa o padrão ABNT2 e tem teclas no estilo chiclete. Elas não são muito saltadas, mas são bem confortáveis para quem digita bastante. O teclado tem um backlight bem eficiente para ser usado à noite ou em ambientes escuros. Se estiver ativado durante o dia, porém, prejudica a visualização das letras.

publicidade

A Asus optou por um hardware equilibrado e voltado para quem faz atividades mais simples. O Zenbook 14 UX434 usa processador i7 10510U e vem com 8 giga de memória RAM, placa de vídeo integrada com 4 giga de VRAM e 256 giga de armazenamento em um SSD PCIe.

A maioria dos programas simples, como a suíte Office, navegadores e players de vídeo funcionam muito bem no Zenbook 14, mesmo quando mais de um deles está aberto. A bateria do notebook oferece, em média, 5 ou 6 horas de uso com uma carga, a depender das configurações do Windows e das atividades realizadas.

O som do Zenbook 14 UX434 tem o selo da Harman Kardon. Ele apresenta bons médios e graves fortes, mas seu nível de volume não é muito alto.

Em relação ao sistema, o equipamento vem com o Windows 10 e alguns programas já instalados, como um antivírus, um equalizador de som e o software responsável por controlar o screenpad – é importante não removê-lo para evitar falhas e erros.

O screenpad é realmente um recurso único, que deve agradar quem costuma usar dois monitores. Nossa única ressalva vai para o pouco espaço de armazenamento e a autonomia, que poderiam ser mais robustos.

O notebook está à venda oficialmente no Brasil. Seu preço fica em torno de 7.500 reais e ele pode ser encontrado em lojas como Amazon, Kabum e Americanas.