O estado do Havaí é o trigésimo dos Estados Unidos a autorizar montadoras a testar carros autônomos em vias públicas. O decreto, assinado na última terça-feira (22) pelo governador David Ige dá às empresas três anos para começar a circular no arquipélago com seus protótipos mais recentes.

De acordo com o Departamento de Transporte do Havaí, as montadoras deverão enviar um relatório de progresso para informar aos legisladores locais e ao público em geral se os testes foram bem-sucedido. O Havaí exigirá, porém, que um operador humano esteja dentro do veículo o tempo todo.

publicidade

Em outros estados, como a Califórnia, um operador humano não precisa estar presente dentro do veículo durante os testes. Ige destacou que o arquipélago é um local atraente para testes de carros autônomos por não faze fronteira com nenhum outro estado. Há sempre o risco de se cruzar uma fronteira acidentalmente e parar em um lugar onde os experimentos não são permitidos.

Nuro/Divulgação

publicidade

O R2, da empresa norte-americana Nuro, foi o primeiro a receber autorização para circular sem um motorista nos EUA. Imagem: Nuro/Divulgação

“Nos últimos anos, nosso estado insular, com suas condições propícias à introdução de veículos elétricos – incluindo as faixas de temperatura ideais para baterias, mercado interno, estradas que oferecem viagens curtas e políticas governamentais favoráveis – viu fabricantes internacionais de automóveis incluírem o Havaí como um de seus primeiros mercados de lançamento para Veículos de Emissão Zero”, afirma o governador no decreto.

publicidade

Não há nos EUA uma política regulatória nacional para carros autônomos. Cada estado aplica seus próprios regulamentos por meio de leis independentes.

Via: RoadShow

publicidade