O piloto que testou o protótipo do Tesla Model S Plaid com três motores elétricos publicou, na última quarta-feira (23), um vídeo em que dirige o carro para bater um novo recorde na volta de Laguna Seca, autódromo localizado na Califórnia, Estados Unidos.

Sebastian Vittel – que não deve ser confundido com o piloto de Fórmula 1 Sebastian Vettel – utilizou o protótipo do Tesla Model S Plaid para superar a marca de 1:33 feita por outro piloto a bordo do sedã elétrico Lucid Air no início de setembro. O tempo, que até então era o recorde de carros elétricos de alto desempenho em Laguna Seca, foi substituído pelo recorde de 1:30,3 de Vittel.

No ano passado, um mesmo Tesla Model S Plaid foi capaz de fazer o percurso em 1:36,55. A conquista de pouco mais de seis segundos fez Elon Musk, CEO da Tesla, ficar confiante sobre a máquina: segundo ele, o Model S Plaid baterá recordes também em Nürburgring, autódromo alemão. Além disso, Musk acredita que o sedã terá o tempo de pista mais rápido entre todos os carros produzidos em série até hoje.

publicidade

O tempo feito em Laguna Seca é mais rápido, inclusive, do que a marca alcançada pelo piloto Randy Pobst a bordo do hiperesportivo elétrico McLaren P1. Também é tão rápido quanto supercarros elétricos vendidos na faixa de US$ 1 milhão, como o Porsche 918 Spyder e o McLaren Senna, mesmo com futuros preços já divulgados a partir de US$ 139 mil.

Reprodução

Elon Musk está otimista sobre o Tesla Model S Plaid. Imagem: CNet

Alguns rumores sugeriram que a Tesla modificou a estrutura do Model S Plaid para atingir a marca, mas Vittel revelou que apenas o assento foi trocado para preservar a segurança do próprio piloto naquele contexto. Quanto aos pneus, são os mesmos que a Tesla usará na produção em série. “Michelin Sport Cup 2 com goma específica, que estará disponível quando o carro for lançado. Muito semelhante ao pneu Cup 2 R”, contou Vittel.

A expectativa de Musk é que o Model S Plaid ainda reduza mais três segundos desse tempo após ajustes finais antes do início da produção. O carro começará a ser entregue aos compradores no fim de 2021.

Confira algumas especificações já confirmadas sobre o Tesla Model S Plaid:

  • Trimotor;
  • Tração nas quatro rodas;
  • Rodas com autonomia de 836 km;
  • Velocidade máxima de 320 km/h;
  • Menos de dois segundos para ir de 0 a 96 km/h.

Via: Electrek/InsideEVs